Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 14,15-24
15Um homem que estava à mesa, disse a Jesus: 'Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!' 16Jesus respondeu: 'Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: 'Vinde, pois tudo está pronto'. 18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: 'Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas'. 19Um outro disse: 'Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas'. 20Um terceiro disse: 'Acabo de me casar e, por isso, não posso ir'. 21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: 'Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos'. 22O empregado disse: 'Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar'. 23O patrão disse ao empregado: 'Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete.'
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Quem come "o pão no Reino de Deus"?
Lucas escreve para as comunidades não judaicas. Eram os chamados pagãos. Então, Jesus mostra que o Reino de Deus é uma grande festa. Onde o dono da festa prepara tudo e mandar chamar os convidados. Entretanto, cada um dos primeiros convidados rejeitam o convite. Cada um tem sua desculpa. Algumas, até poderíamos dizer, são aceitáveis. Uns precisam cuidar de seus negócios, de onde tiram seu sustento. Outros, casaram-se, e devem cuidar, primeiramente de sua casa, de sua família. Desculpas compreensivas.
Entretanto, a festa está pronta. As mesas arrumadas. O salão da festa não pode ficar vazio. Então, o "dono da festa" ordena que sejam chamadas as pessoas que não estavam sendo vislumbradas para fazer parte da festa: pobres, aleijados, cegos, coxos.
Lucas anima a cada uma das pessoas que ouviam a mensagem do evangelho. As palavras de Jesus que havia sido dirigida aos judeus, agora é direcionada aos povos além Jerusalém. Aos outros que não eram os primeiros convidados. Mas, a rejeição do convite, o dono da festa estende o convite.
Em nossos dias, os convidados são aqueles que foram batizados, que receberam os sacramentos, que frequentam a Igreja. Entretanto, muitas vezes, nossas práticas não condizem com a nossa condição de crentes. Nossas palavras discriminam, excluem, agridem. E aí, nos privamos de participar da festa do reino, de comer o pão do Reino de Deus.
A catequese de Jesus no dia de hoje, nos chama a uma reflexão e a uma mudança de vida. "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça".
Nossas ações junta aos que precisam nos alimentam de fé. Fazer o bem sem olhar a quem nos fortalece e nos alimenta.
ResponderExcluir