Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,26-37
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la. 34Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado.' 37Os discípulos perguntaram: 'Senhor, onde acontecerá isso?' Jesus respondeu: 'Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres.'
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Mais uma catequese de Jesus. Palavra forte e pesada. Ele nos convoca a sairmos daquela vidinha medíocre que gostamos de ter. Lembro do samba que dizia, "todo dia ela faz tudo sempre igual...". Jesus coloca dois exemplos de pessoas que fizeram a diferença na vida de seu povo, e na vida de suas famílias. Noé e Ló.
Enquanto as pessoas viviam a sua vida corriqueira, não observavam o que estava acontecendo. Não percebiam o quanto haviam se afastado de Deus. De sua palavra.
Hoje somos chamados a olharmos para o nosso jeito de viver. "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". O tradicionalismo leva à morte. Viver de práticas religiosas passadas, que foram importantes em outros tempos, não encaixa nas necessidades de hoje. Não basta dizer "Senhor, Senhor", é preciso praticar a justiça.
Um texto do evangelho ilustra o que estamos meditando hoje. Mateus 7,21-23: "Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu. Naquele dia muitos me dirão: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos tantos milagres?’ Então, eu vou declarar a eles: Jamais conheci vocês. Afastem-se de mim, malfeitores"!
Não basta declarar Jesus como Senhor, é preciso dar mostras disso. E o próprio Mateus nos dá a resposta. "‘Venham vocês, que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo. 35 Pois eu estava com fome, e vocês me deram de comer; eu estava com sede, e me deram de beber; eu era estrangeiro, e me receberam em sua casa; 36 eu estava sem roupa, e me vestiram; eu estava doente, e cuidaram de mim; eu estava na prisão, e vocês foram me visitar’. 37 Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38 Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39 Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40 Então o Rei lhes responderá: ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram" (Mt 25,34-40)".
A catequese de Jesus nos chama a uma mudança de vida. Amém.
Mais uma excelente reflexão Dácono Gayoso!
ResponderExcluirTudo se modifica e se transforma!
Basta querermos e acreditarmos nas mudanças e fazer o bem na direção do Bem!