Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 19,45-48
45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: 'Está escrito: 'Minha casa será casa de oração'. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões.' 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Tomar consciência do templo.
O templo no tempo de Jesus era o centro da vida religiosa do povo. Hoje, valorizamos nossos templos. Muitas e muitos valorizam o templo.
Entretanto, a leitura espiritual que o evangelho nos indica, vai além do templo de pedras, ornado com pinturas. O evangelho de hoje nos remete a nós, como templos do Espírito Santo.
No evangelho de João, Jesus disse: "Se alguém me ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada" (Jo 14,23). Quando amamos e vivemos a Palavra de Jesus, nos tornamos morada da Trindade, ou seja, passamos a ser templos vivos. E se somos templos de Deus, devemos agir com santidade diante dos homens em mulheres do nosso tempo. Devemos ser missionários da nova humanidade. Da Civilização do Amor.
Ao se dirigir à comunidade da cidade de Corinto, Paulo afirmou: "18 Fujam da imoralidade. Qualquer outro pecado que o homem comete, é exterior ao seu corpo; mas quem se entrega à imoralidade peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou vocês não sabem que o seu corpo é templo do Espírito Santo, que está em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês já não pertencem a si mesmos. 20 Alguém pagou alto preço pelo resgate de vocês. Portanto, glorifiquem a Deus no corpo de vocês. (I Cor 6,18-19). Aquele templo de pedra deve refletir o templo do nosso corpo, de nossa vida.
Se somos templo de Deus, do Espírito Santo, da Trindade, devemos agir conforme a vontade de Deus expressa pela palavra de Jesus. E ressignificada pelos apóstolos e pelos santos da Igreja.
Na carta ao Gálatas, Paulo nos exorta a vivermos conforme os frutos do Espírito: "22 amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, 23 mansidão e domínio de si" (Gal 5,22-23). E acrescenta, "Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito" (Gal 5,24).
E como templos de Deus, devemos ser contar todo racismo, toda violência, toda misoginia, toda homofobia. Não podemos aceitar, defender quem pratica a necro-política, nem quem destrói o meio ambiente, a final, "tudo está interligado" nessa "casa comum".
No dia de memória da Consciência Negra, Deus nos faz um alerta sobre a escravidão e sobre as várias formas de discriminação. Na Torá, ele lembra ao povo de que eles passaram pela experiência da escravidão no Egito, portanto, devem ter misericórdia dos escravos. No livro do Deuteronômio, Deus faz o povo lembrar que foi escravo no Egito: Dt 5,15; 15,15; 24,18.
Na carta a Filemon, Paulo exorta o destinatário a tratar com o amor o escravo Onésimo. É uma carta de um capítulo. Serve para mostra como devemos tratar aqueles que nos servem.
Encerro lembrando Santa Bakita. Negra. Escrava. Maltratada pelos seus patrões cristãos. Mas, desde sua conversão e seu batismo, colocou todo seu sofrimento nas mãos de Cristo.
Todos nós, como filhos de Deus precisamos estar conectados com a sua palavra e buscar a paz, bondade e amor nos nossos corações.
ResponderExcluir