O evangelho de hoje é o início do evangelho de João. Dentre os apóstolos, a tradição afirma que seria o mais jovem de todos. Sempre esteve nos momentos mais significativos da vida de Jesus. Além disso, foi o último a morrer, e não martirizado.
Podemos dividir a leitura de hoje nos seguintes momentos: Palavra; Vida, Luz; Te4stemunho; Filhos de Deus; Palavra se torna Carne.
Pois bem, João, nesse início do evangelho, diz que a Palavra estava no princípio de tudo, e que ela estava com Deus, e que ela era Deus. Para nós, humanos, palavra é tudo. Não conseguimos viver sem a palavra. Toda nossa comunicação é feita pela palavra, seja ela escrita, falada, gesticulada, ou pelo braile. Palavra é tudo para nós. E Deus é Palavra. Palavra que cria. Palavra que dá vida. Palavra que acolhe. Palavra que vê os sofrimentos. Palavra que vem ao encontro. Palavra que salva. Palavra que cura.
A Palavra é vida. E tudo que gera vida é luz. A vida ilumina para o bem. Então, Palavra=Vida=Luz. Palavra é Luz. Luz é Vida. Vida é Palavra.
A Luz brilha nas trevas. Trevas é ausência de luz. A Luz é mais forte que as trevas, por isso João declara, "a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la". A Luz dissipa as trevas e as ações de trevas, de morte.
A Luz precisa ser testemunhada. E Deus providencia isso. Sempre haverá alguém para nos indicar a Luz, para nos mostrar que existe uma "luz no fim do túnel". Ao indicar a luz, João nos abre a possibilidade da fé. Ele apontava a Luz, mas não era a luz. Nós não somos a Luz. Nós levamos a luz a outros.
Essa Palavra-Luz veio ao mundo para os seus. Mas esses não a reconheceram. Entretanto, todos que receberam a Palavra, tronaram-se filhos de Deus.
Nesse último dia do ano de 2020, façamos que nossa palavra esteja em comunhão com a Palavra de Deus. Sejamos geradores de Luz, e luz que gera vida. E nesse momento, Vida é não aglomerar em lugar nenhum, nem na Igreja. Vida é manter distanciamento. Vida é usar máscaras. Vida é defender a ciência. Vida é reivindicar que o governo inicie a vacinação da população brasileira. Vida é ser contra as atitudes de políticos que defendem a morte, que aceitam os grupos de extermínio. Que matam crianças, adolescentes, jovens negros das periferias e favelas. Gerar vida é ser contra o racismo, a homofobia, a misoginia. É defender o meio ambiente contra todas as agressões. É defender a Casa Comum, pois "tudo está interligado".
Desejo a você que me acompanha nesse blog um ano 2021 de vida, e vida em abundância. Sejamos promotores da Vida, da Luz, da Palavra.
Deus nos abençoe.
Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,1-18
1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10A Palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela - mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: 'Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim'. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.
Palavra da Salvação.