Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-45
39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.
40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 Com um grande grito, exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!
43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?
44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.
45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".
Palavra da Salvação.
Meditação.
Hoje quero aprofundar um pouco mais esse relato trazendo alguns aspetos dessa visita de Maria a Izabel e seu significado teológico para nós. O que isso tem a ver com a nossa fé nos dias de hoje.
Em primeiro lugar, farei uma análise exegética, em seguida, destacarei os aspectos teológicos.
Vamos passar cada versículo desse texto.
Versículo 39 - A Pressa de Maria.
O texto informa que "Maria partiu... apressadamente". A rapidez de Maria em ir à casa de Isabel é importante, pois demonstra sua obediência e fé imediata na mensagem do anjo. Não há hesitação em Maria, mesmo diante do fato extraordinário que acabara de acontecer com ela. Essa pressa também pode ser vista como um sinal do fervor espiritual de Maria e de sua prontidão para servir a Deus.
Lucas destaca que ela foi para uma "Região montanhosa". O Evangelho não especifica o nome da cidade, mas a "região montanhosa" provavelmente se refere a uma área no interior de Judá, possivelmente a cidade de Ein Karem, conhecida por ser o local do nascimento de João Batista. A viagem de Maria também pode simbolizar a jornada de fé e a visita ao "lugar de graça", um encontro entre as duas mulheres escolhidas para desempenharem papéis centrais no plano divino.
Em seguida, o evangelista narra o encontro das duas mães. "Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel": A saudação de Maria a Isabel inicia o evento central deste trecho. Esse encontro não é meramente uma visita social, mas um momento carregado de significado religioso. Maria, portadora do Verbo Encarnado, encontra Isabel, que está grávida de João, o precursor do Messias.
Desse encontro, Isabel exclama, "A criança saltou em seu ventre". A reação de João Batista no ventre de Isabel (ele "salta") é cheia de simbolismo. João, mesmo antes de nascer, reconhece a presença do Messias, o que antecipa o papel de João como aquele que prepararia o caminho para Jesus. Esse salto é também um sinal de alegria espiritual e reconhecimento profético.
Desse encontro Lucas nos lembra que "Isabel ficou cheia do Espírito Santo". A manifestação do Espírito Santo em Isabel é um momento crucial. Ela é tomada por uma sabedoria e discernimento divinos, e sua declaração profética demonstra que ela compreende que a criança de Maria é o Messias esperado. Isabel, portanto, é uma das primeiras pessoas a reconhecer a grandeza da missão de Maria e de Jesus.
Isabel, então profetiza, "Bendita és tu entre as mulheres". Isabel, inspirada pelo Espírito Santo, pronuncia uma benção sobre Maria. A expressão "bendita entre as mulheres" se refere ao lugar único de Maria na história da salvação.
Ela reconhece que "bendito é o fruto do teu ventre". Isabel, com essas palavras, expressa a bem-aventurança do Filho de Maria, o Messias, que é o "fruto do ventre". Essa é uma antecipação da proclamada maternidade divina de Maria, confirmando que Jesus é o Salvador.
E continua. "Como me acontece que a mãe do meu Senhor me venha visitar?": Isabel reconhece em Maria não apenas uma amiga ou parente, mas a "mãe do meu Senhor". O título "Senhor" é uma confissão de fé no Messias divino. Este é um momento de revelação e reconhecimento do papel único de Maria como mãe do Messias.
O encontro das mães gerou uma profunda alegria na criança que estava no ventre de Isabel. "Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre": A reação de João Batista ao ouvir a voz de Maria confirma a ideia de que ele já, desde o ventre, tem um papel profético e reconhece a presença do Messias. João já está "preparando o caminho" para o Senhor, mesmo de forma invisível.
Maria, então e proclamada bem aventurada. "Bem-aventurada aquela que creu": Isabel reconhece a fé de Maria, que acreditou na promessa de Deus feita a ela pelo anjo. A bem-aventurança de Maria é um reconhecimento de sua confiança plena nas palavras de Deus, apesar da grandeza e mistério da missão que lhe foi dada.
"Será cumprido o que lhe foi dito da parte do Senhor": A profecia de Isabel confirma que a promessa feita a Maria de que ela seria a mãe do Salvador se cumprirá. A fé de Maria é premiada com o cumprimento da promessa divina, que não falha.
Aspectos Teológicos.
Maria como modelo de fé. Maria é apresentada como um modelo de fé e obediência a Deus. Ela aceita o plano divino sem questionar, o que é reconhecido por Isabel. A bem-aventurança que Isabel proclama sobre Maria é um reconhecimento de sua fé inabalável.
Outro aspecto a ser observado é o reconhecimento messiânico de João. Mesmo no ventre, João Batista reconhece o Messias, o que sublinha sua missão como aquele que prepararia o caminho para Jesus.
O Espírito Santo é quem revela a Isabel a verdadeira identidade de Maria e seu filho. Esse ponto destaca a ação do Espírito nas Escrituras, especialmente no início da história da salvação.
A ligação entre as duas mulheres. Maria e Isabel são apresentadas como mulheres privilegiadas que têm papéis centrais no plano divino, unidas por sua fé e pelas revelações que recebem de Deus.
Portanto, a visita de Maria a Isabel é um evento de grande significado teológico. Este encontro sublinha a alegria do reconhecimento da presença de Cristo e o papel fundamental das mulheres na história da salvação. A passagem celebra a fé de Maria e de Isabel, o reconhecimento de João Batista, e a ação do Espírito Santo, que ilumina o entendimento das protagonistas e revela a verdadeira missão de Jesus.
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