Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,18-24
18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19 José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.
20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados".
22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta:
23 "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco".
24 Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.
Palavra da Salvação.
Meditação.
O evangelho de hoje descreve o momento decisivo na vida de José, o esposo de Maria, que enfrentou uma situação que poderia ter destruído o seu casamento e seu relacionamento com Deus, mas que, por meio de sua obediência, se tornou um exemplo de fé e confiança.
O que vemos é um testemunho de fé, confiança e obediência. José, diante do inesperado e do incompreensível, não hesitou em confiar na direção divina. Ele é um exemplo para nós de como agir com fé em momentos de incerteza e como ouvir e obedecer à voz de Deus, mesmo quando ela desafia nossos próprios planos e expectativas. A mensagem central desse trecho é a presença de Deus em nossas vidas, manifestada em Jesus, o "Emanuel". Que possamos viver com essa certeza em nossos corações, sabendo que Deus está conosco, sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário