Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,1-14
1 Aconteceu que naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.
2 Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.
3 Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal.
4 Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia,
5 para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6 Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto,
7 e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura,
pois não havia lugar para eles na hospedaria.
8 Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.
9 Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo.
10 O anjo, porém, disse aos pastores: "Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo:
11 Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor.
12 Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura".
13 E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo:
14 "Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados".
Palavra da Salvação.
Meditação.
O nascimento de Jesus é um evento carregado de significados profundos. Ele ocorre no contexto de um império dominado por Roma, mas a mensagem que Lucas transmite é a de que, apesar da grandeza humana de César Augusto, o verdadeiro Senhor e Salvador nasceu humildemente em Belém. A boa nova é anunciada aos pastores, simbolizando que a salvação de Cristo é para todos, independentemente de classe ou status. O nascimento de Jesus traz uma nova era de paz e reconciliação, glorificando a Deus nas alturas e oferecendo aos homens a paz de Deus.
O recenciamento convocado pelo imperador romano nos coloca diante de uma profunda realidade, Deus se manifesta diante da humanidade.
A referência que Lucas faz à casa de Davi é significativa. Ele quer enfatizar que Jesus, o Messias, nasce da linhagem real de Israel, como predito pelas Escrituras.
A pobreza e a humildade do nascimento de Jesus são destacadas pela imagem da manjedoura e pela falta de lugar na estalagem. Isso é significativo porque sublinha a humildade de Cristo, que, mesmo sendo o Rei dos reis, nasce em circunstâncias simples e desprezadas pelo mundo.
A escolha dos pastores como os primeiros a receberem a boa nova do nascimento de Jesus é altamente simbólica. Os pastores eram considerados pessoas de classe baixa, marginalizadas na sociedade da época. Isso reflete o tema central do Evangelho de Lucas: a proclamação da salvação para os humildes e os marginalizados. Deus revela a grande notícia não aos poderosos ou aos religiosos, mas aos simples pastores, apontando para a universalidade da mensagem de Jesus.
O anjo anuncia a boa nova de grande alegria para "todo o povo", sugerindo que a salvação de Jesus é universal, destinada a todos os seres humanos, e não apenas a um grupo específico.
Um sinal, a manjedoura; usada para alimentar animais, simboliza o lugar onde o "Pão da Vida" (João 6,35) vai ser encontrado.
Os anjos dão glória a Deus. A glória de Deus se manifesta nas alturas, enquanto a paz prometida por Cristo é para os seres humanos na terra. A paz aqui não é apenas a ausência de guerra, mas uma paz profunda e espiritual, que vem com a presença de Cristo, o Salvador.
Assim, Lucas nos mostra Jesus mostra Jesus como salvador e Senhor. Que a salvação é para todos, ou seja, ela é universal.
E por último, a paz trazida por Cristo. É uma paz profunda e espiritual, que é o resultado da presença de Deus no mundo, e não simplesmente uma paz política ou social. A "glória" a Deus nas alturas é um reconhecimento de que, na vinda de Jesus, se cumpre a vontade divina de trazer salvação a toda a humanidade.
Feliz Natal!
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