terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Origem de Jesus Cristo.

 


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,1-1

1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.

2 Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos.

3 Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram;

4 Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon;

5 Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé.

6 Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias.

7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa;

8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias;

9 Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias;

10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias.

11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;

13 Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor;

14 Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud;

15 Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó.

16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.

17 Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.

Palavra da Salvação.

Meditação.

No evangelho de hoje, que narra a genealogia de Jesus, aparecem quatro mulheres.

Vejamos quem são e o significado dessa informação.

Primeiro, Tamar. foi uma mulher que apareceu na história narrada em Gênesis 38. Ela casou-se com um dos filho de Judá. Após ficar viúva de outros dois filhos de Jacó, e sem deixar descendência, Tamar se disfarçou de prostituta e, ao se relacionar com Judá, conseguiu gerar filhos. A inclusão de Tamar na genealogia de Jesus é significativa, pois ela é uma mulher que, apesar das dificuldades e da rejeição, tomou medidas corajosas para garantir a continuidade da linhagem de Judá.

Segundo, Raabe. Foi uma prostituta cananeia que, em Josué 2, escondeu os espiões israelitas enviados para Jericó e ajudou-os a escapar da cidade. 
Em troca de sua ajuda, ela e sua família foram poupados na destruição de Jericó. Raabe se casou com Salmon e teve um filho chamado Boaz, que mais tarde se casaria com Rute. A inclusão de Raabe na genealogia de Jesus é notável, pois ela era uma mulher de uma nação inimiga, e sua história de fé e acolhimento da mensagem de Deus é um poderoso testemunho da graça divina.

Terceiro, Rute. Era uma mulher moabita, uma estrangeira que se casou com um israelita, mas ficou viúva. Sua história é narrada no livro de Rute. Depois da morte de seu marido, Rute escolheu seguir sua sogra Noemi e adotar a fé e o povo de Israel como os seus próprios. Ela se casou com Boaz, e juntos foram ancestrais de Davi. A inclusão de Rute na linhagem de Jesus destaca a misericórdia de Deus, que acolhe os estrangeiros e os considera parte do Seu povo.

Em quarto, Betsabéia, a mãe do rei Salomão. Sua história é narrada em 2 Samuel 11-12. Ela foi esposa de Urias, um soldado fiel ao rei Davi, mas Davi a tomou como esposa após ter cometido adultério com ela e orquestrado a morte de Urias na guerra. Apesar desse início trágico, Deus abençoou Betsabéia com um filho, Salomão, que se tornaria um dos reis mais sábios de Israel e antepassado de Jesus. A menção de Betsabéia na genealogia ressalta a redenção e a restauração de Deus, que traz Sua graça mesmo em meio a falhas humanas.

Qual o  significado das Mulheres na Genealogia de Jesus? A presença dessas mulheres na genealogia de Jesus é extremamente significativa e oferece várias lições.

1. Deus se utiliza de pessoas imperfeitas. Cada uma dessas mulheres tem histórias marcadas por falhas, problemas e dificuldades, mas Deus as incluiu na linhagem de Jesus, mostrando que Ele usa pessoas imperfeitas para cumprir Seus propósitos.

2. A graça de Deus é para todos e todas. Algumas dessas mulheres, como Raabe e Rute, eram estrangeiras, o que simboliza a abertura de Deus para além de Israel, acolhendo todos os povos em Seu plano de salvação. 

3. Redenção e transformação. As histórias dessas mulheres são, de certa forma, histórias de redenção. Deus transformou situações de pecado, abandono e rejeição em histórias de graça, e isso culmina no nascimento de Jesus, o Salvador, que veio para trazer salvação a todos.

A inclusão dessas mulheres é um lembrete de que Deus vê e usa todas as pessoas, independentemente de seu passado, para cumprir Seus planos soberanos.

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