Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,57-66
57 Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho.
58 Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela.
59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.
60 A mãe porém disse: "Não! Ele vai chamar-se João."
61Os outros disseram: "Não existe nenhum parente teu com esse nome!"
62 Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
63 Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: "João é o seu nome."
64 No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.
65 Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia.
66 E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: "O que virá a ser este menino?" De fato, a mão do Senhor estava com ele.
Palavra da Salvação.
Meditação.
O texto de hoje nos leva a algumas reflexões antes de celebrarmos o nascimento de Jesus Cristo.
Primeiramente, destaca o cumprimento da promessa de Deus. Ele sempre é fiel em suas promessas, mesmo que tenhamos que esperar pelo tempo certo.
Segundo, o quanto devemos ser obedientes, e confiarmos em Deus. Isabel e Zacarias obedeceram à vontade de Deus ao dar o nome de João ao menino. Isso nos ensina a importância de priorizar a vontade divina sobre as expectativas humanas.
Terceiro, trata de um assunto pertinente aos nossos dias, libertação e louvor. Ao confirmar o nome de João, Zacarias tem a voz destravada. Isso é um símbolo de como a obediência a Deus nos liberta e nos conduz a uma vida de louvor e gratidão.
Quarto, as pessoas, ao redor, se questionam, o "que será desse menino"? O nome João significa "agraciado por Deus"; e o nome Zacarias, "Deus se lembrou". João, o agraciado, foi escolhido por Deus para preparar o caminho do Senhor. Isso nos lembra que cada um de nós somos chamados a buscar e cumprir nossa vocação.
Por último, o texto afirma que "a mão do Senhor estava com ele". Isso significa que a ação de Deus estava presente na vida de João desde o princípio, guiando-o para a sua missão.
Hoje somos desafiados a confiar na fidelidade de Deus, a obedecer sua vontade, e a reconhecer que cada vida tem um propósito divino.
Que possamos louvar ao Senhor por suas maravilhas e estar abertos àquilo que Ele deseja realizar em nossas vida. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário