quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Aí de vós!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11,42-46

Disse o Senhor: 42Aí de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Aí de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Aí de vós, porque sois como túmulos que não se vêem, sobre os quais os homens andam sem saber.' 45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: 'Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!' 46Jesus respondeu: 'Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Mais, um texto de fácil compreensão para nós. Não bastam regras, é preciso agir com misericórdia. Não basta cumprir preceitos, é preciso ir ao encontro dos que abandonaram a fé. Uma prática baseada em ocupar lugar de destaque, é uma fé morta, escondida dentro de sepulcros disfarçados. 

As práticas religiosas devem nos levar à caridade. E essas estão descritas nas obras de misericórdia, sejam elas espirituais ou corporais.

Obras de misericórdia corporais: 1) Dar de comer a que tem fome, 2) Dar de beber a quem tem sede, 3) Dar pousada aos peregrinos, 4) Vestir os nus, 5) Visitar os enfermos, 6) Visitar os presos, 7) Enterrar os mortos.

Obras de misericórdia espirituais: 1)Ensinar os ignorantes, 2) Dar bom conselho, 3) Corrigir os que erram, 4) Perdoar as injúrias, 5) Consolar os tristes, 6) Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo, 7) Rezar a Deus por vivos e defuntos.

Ouçamos Jesus que diz, ‘Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’(Mt 9,13).

Um comentário:

  1. Sim. Colocar a mão na massa e nos misturar ajudando com conselhos ou com coisas necessárias aos que necessitam!

    ResponderExcluir