Carta de São Paulo aos Efésios 5,21-33
Irmãos: 21Vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30e nós somos membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido.
Palavra do Senhor.
Reflexão
Para o século XXI falar em submissão da mulher em relação ao homem soa como "politicamente incorreto". Sempre ficamos presos apenas na submissão da mulher. Entretanto, o texto é mais longo na relação do marido à sua esposa.
Paulo afirma, "maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela". E ainda acrescentou, "o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo". Pela ação do marido, assemelhando-se a Cristo, a mulher é tratada com carinho.
Paulo convida os maridos que amem as suas esposas. E que as tratem com todo o carinho e cuidado com que tratam o seu próprio corpo.
Simples assim!
Amar sempre é o caminho certo!
ResponderExcluir