Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,34-40
Naquele tempo: 34Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?' 37Jesus respondeu: '`Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!' 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: `Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.
Palavra da Salvação
Reflexão.
"Naquele tempo, os fariseus". Essa frase é interessante. Olhando mais para a liturgia de hoje, vamos observar que a atitude farisaica de confrontar Jesus ainda está presente nos dia de hoje. Dentro da Igreja, pessoas que se prendem a doutrina mais ao que Deus quer de nós.
Na primeira leitura, temos Deus dizendo como aqueles que creem nele devem agir com os que são perseguidos pela sociedade. Como deve ser nossas ações para os excluídos da sociedade. Como cuidar dos mais fracos. Além disso, Deus nos faz lembrar que não devemos acusar pois passamos pelas mesmas fraquezas que um pecador. Tal como o povo fora escravo no Egito, não devem agir de forma violenta com os escravos, nós devemos ter misericórdia dos pecadores. Estar ao lado dos excluídos, dos perseguidos, dos que sofrem racismo. Das mulheres violentadas. Da destruição do meio ambiente.
No evangelho, queriam criar uma armadilha para Jesus. Pela "doutrina" queriam acusá-lo de crime. Antes de mais nada, devemos saber que para os fariseu o maior mandamento da Lei era a observância do sábado, pois até o próprio Deus havia respeitado o Sábado.
Jesus, sabendo o que ia no coração dos seus acusadores, e conhecendo a Lei de Deus, aquela do Sinai, afirma, "Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento" (Dt 6,5). Mas, dentro ainda do Pentateuco, no livro do Levíticos (19,18), a lei determinava que: "Amarás o teu próximo como ti mesmo". E Jesus acrescentou, toda lei, toda ação dos profetas, "dependem desses dois mandamentos".
Portanto, somos chamados a vivenciar isso em nossos dias. Amar os excluídos, os homossexuais, os irmãos e irmãs que vivem em segunda união, os que sofrem racismo. Acolher e defender as mulheres que sofrem violências. Fazer a opção preferencial pelos pobres e excluídos. Fazei isso, e vivereis. Fazei isso, e serás salvo. Fazei isso, e estarás sendo "imitadores de Jesus", pois foi assim que agiram os apóstolos, como afirmou Paulo na segunda leitura. Amém.
sim! Devemos amar ao próximo como a nós mesmos! Embora seja difícil muitas vezes! mas, Deus é sábio e devemos nos orientar por suas palavras e procurar segui-las!!!
ResponderExcluir