12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
Palavra da Salvação.
Reflexão
Celebramos a Festa de São Judas e São Simão, dois apóstolos.
A catequese colocada para nós hoje destaca uma característca de Jesus, a oração. Sempre antes de tomar uma decisão significativa, Jesus passava a noite em oração, recolhido. Fazendo o seu discernimento espiritual.
A escolha dos 12 apóstolos era uma decisão muito importante. Normalmente, era o discípulo que escolhia o mestre. Aqui, é o mestre que escolhe os discípulos. Ser apóstolo é assumir a vida do próprio Cristo. É fazer como Jesus, é amar como Jesus, é ir contra toda lei e doutrina que oprime. Ser apóstolo não é uma tarefa fácil. E mais ainda, é não ter garantias de nada nessa vida. E despojar-se, é amar de todo o coração, de todo entendimento, de toda vontade. É colocar a vontade de Deus sobre todas as coisas e acolher e amar o próximo como a si mesmo. É deixar-se morrer, como o grão de trigo, para gerar vida, e vida em abundância.
A missão que os apóstolos teriam não era fácil. Era uma missão de rejeição, de perseguição, de incompreensão. Uma missão que levaria à cruz. Antes de fazer essa escolha, Jesus deve ter experimentado cada um desses discípulos. Mas, por que está no início do evangelho a escolha dos 12?
Encerrando, Jesus desce da montanha. Acabou sua oração. Partiu para missão. A multidão esperava para ouvir a palavra, ser curada.
A catequese de hoje nos convida a vivermos o chamado feito por Jesus dentro do processo de evangelização. Cada um tem uma missão específica.
Salve São Judas Tadeu!!!!!
ResponderExcluirsim! Todos temos nossas missões neste mundo! Cabe a nós ter o discernimento necessário para cumpri-las da melhor forma possível e com bondade nos nossos corações!!!!!