terça-feira, 27 de outubro de 2020

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13,18-21


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13,18-21

Naquele tempo: 18Jesus dizia: 'A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos.' 20Jesus disse ainda: 'Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.'

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Repetimos a catequese de Jesus sobre o Reino de Deus. Jesus compara o Reino ao grão de mostarda e ao fermento. O Reino de Deus não está presente na grandiosidade. O Reino de Deus não é o reino romano. O Reino de Deus não é igual ao reino de Herodes. 

O Reino de Deus é simples. Ele cresce e faz crescer, basta cuidar dele. Basta saber usar na medida certa. O Reino de Deus precisa ser cuidado diariamente. O Reino cresce conforme vamos nos aprofundando na oração, na meditação da palavra de Deus, no atendimento aos pobres, aos excluídos, aos que sofrem racismo, homofobia, misoginia. 

O fermento, na medida certa, faz a massa crescer. E o grão de mostarda, sendo bem tratado, faz a planta tornar-se uma grande hortaliça. Assim, não precisamos de grandes coisas para fazer o Reino de Deus, basta a nossa pequenez. Bastou a pequenez de Maria para que o Filho de Deus se fizesse homem e habitasse entre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário