segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Fazei o que ele vos disser


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,1-11

1Houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". 4"Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou." 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

"Fazei o que ele vos disser". Essa é a frase que precede a leitura do evangelho na festa de hoje. Ao lermos essa leitura, normalmente, nos atemos ao milagre da água que se transforma em vinho, no caminho até o mestre sala. E, deixamos de lado o "fazei o que ele vos disser".

Maria pede uma intervenção do filho na vida daquele casal. Ficar sem vinho naquele momento da festa seria uma vergonha. Ela se dirige ao Filho e ao serventes (diáconos). A intervenção de Jesus depende da ação daqueles que se colocam à serviço. 

"Fazei o que ele vos disser", significa, se colocares em prática as palavras Deles, vós tereis a alegria, a felicidade, as bênçãos e graças que vem da parte de Deus. Jesus diz para dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, visitar os doentes e encarcerados, acolher os refugiados. Ao se dirigir à samaritana, ele nos mostra que devemos ser contra toda forma de preconceito. Ao acolher Mateus no grupo dos discípulos, nos indica que os pecadores são os destinatários da salvação que vem de Deus. Ao perdoar a "mulher pecadora", nos indica que devemos ser misericordiosos. Jesus nos indica como deve ser a nova humanidade. Como deve ser o relacionamento novo entre as pessoas. Que devemos ser contra todo racismo, toda discriminação pela opção sexual das pessoas. Que devemos conservar o meio ambiente, nossa casa comum. Que todos somos irmãs e irmãos. 

Ao celebrarmos a Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, acolhamos a mãe nos dada pelo próprio Jesus, "filho, eis ai a sua mãe", e sigamos a ordem de Maria, "fazei o que ele vos disser". Amém.

Um comentário:

  1. Nesta palavra de Deus, mas uma vez devemos segui-la e praticar o bem a todos que necessitarem!

    ResponderExcluir