Estamos no 15º Domingo do tempo Comum. Cominhamos com Jesus aprendendo a sermos discípulos e discípulas. Jesus vai formando seus discípulos e discípulas, como devem agir no processo de evangelização, de anuncio da Palavra. De como devem viver.
Primeiramente, a missão não deve ser feita sozinha. A missão é comunitária. Jesus envia dois a dois. Um é suporte para o outro. Neste envio, Jesus recomenda: "não levar nada para o caminho", ou seja, não colocar a confiança da missão nas coisas. "Não levar pão", ou seja, Deus provê as necessidades alimentares. "Não levar dinheiro", a nossa confiança está em Deus, e não nas nossas condições de ganhar dinheiro. Ser simples, somente uma sandália e uma túnica.
Em seguida, Jesus disse: ao entrardes numa casa ficai ali até a sua partida. E ainda mais, "se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés como testemunho contra eles".
Segundo, sacudir a poeira dos pés. Essa expressão nos salta aos olhos. Nem sempre as pessoas querem nos ouvir, e ainda desdenham de nós. Falam mal de nós. Desfazem toda obra de evangelização que os discípulos tentam fazer. Devemos tomar cuidado, mesmo nós que estamos na Igreja. Existem muitas pessoas que não agem como ouvintes, e ainda, desdenham daqueles que mostram o caminho a seguir. Não temas sacudir o pó das sandálias. Partir para outra margem. Avançar para águas mais profundas.
Digamos com o salmista:
"Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade/Quero ouvir o que o Senhor irá falar/A verdade e o amor se encontrarão/O senhor nos dará tudo o que é bom". Amém.
Verdade! Escutar a palavra de Deus!Deus nos dará o que é bom!
ResponderExcluir