Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,38-42
Naquele tempo: 38Alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: 'Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti.' 39Jesus respondeu-lhes: 'Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.'
Palavra da Salvação.
A palavra de Deus é para nos incomodar mesmo. Ela toca no mais profundo dos seres humanos. Ele nos tira do prumo. Nos realinha. Acerta os caminhos tortuosos pelos quais insistimos em andar.
Os fundamentalistas fariseus querem que Jesus realize um sinal extraordinário. Os seres humanos são assim. Querem sinais extraordinários. Que não podem ser explicados. Só conseguem acreditar em Deus se esse lhes der um sinal de algo que não pode ser explicado pela razão.
Entretanto, Jesus diz que que "uma geração má e adúltera busca um sinal". Uma geração "adúltera". Quando ouvimos essa palavra, imaginamos no adultério sexual. Mas, podemos cometer vários tipos de adultério. O adultério é uma forma de escamotear algo verdadeiro. Fazer com que uma mentira se torne uma verdade. Jesus nos alerta para isso. Tomemos cuidado. Jesus afirmou que o sinal está na sua ressurreição. Se compara com Jonas e a missão dada a ele em Nínive.
Então, temos o salto. Jesus diz que quem vai julgar essa geração são os pagãos, ninivitas e a rainha do sul. Vejam, Jesus muda a perspectiva de salvação. Toda e todo aqueles que ouvem a palavra de Deus e a vivem intensamente, esses são os verdadeiros crentes em Deus. Os que buscam com sinceridade a fé, ouvem a palavra de Deus, reconhecem-se necessitados da misericórdia de Deus (ninivitas), e dão sinais de arrependimento.
Quem crê em Jesus deve dar sinais de conversão. De mudança de vida. Crê na palavra e não buscar sinais extraordinários.
A comunidade que vai ao encontro dos excluídos, dos que sofrem, dos famintos, dos que estão em situação de rua, dos que sofrem misoginia e homofobia, essa comunidade é uma comunidade que vive e pratica a solidariedade e demonstra que ouve e vive a palavra de Deus ouvida e meditada.
Sim. Ajudar aos mais necessitados, procurar a maneira certa e possível de dar um algo que necessitam para viver melhor.
ResponderExcluir