quinta-feira, 22 de julho de 2021

Maria Madalena, apóstola dos apóstolos.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,1-2.11-18

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". 

11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram". 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? A quem procuras?" Pensando que era o jardineiro, Maria disse: "Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar". 16Então Jesus disse: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabunni" (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: "Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus". 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor!", e contou o que Jesus lhe tinha dito.

Palavra da Salvação.

Vivemos num mundo de mudanças. Saímos do período chamando de cristandade, e entremos num mundo mais plural, onde se abre para a humanidade uma infinidade de possibilidades. Uma variada vidão de mundo.

Hoje celebramos a Festa de Santa Maria Madalena, a apóstola dos apóstolos, como declarou o Papa Francisco. 

Maria Madalena já foi tratada como prostituta. Isso não está registrado nos evangelhos. Referência a Maria Madalena está referenciada na paixão de Jesus. E na sua ressurreição. E um dos textos é o de hoje.

Maria Madalena tinha um amor muito grande por Jesus. Amava-o tanto que teria sido capaz de mudar de lugar com ele naquela cruz. Era capaz de dar a vida por Jesus. 

Contemplemos o texto. Ela volta ao túmulo. Depois de ter observado o preceito do Sábado, retornara ao túmulo de Jesus. Queria, ao menos, contemplar o lugar onde estaria o corpo de Jesus. 

Mas, ela é a primeira a fazer a experiência da ressurreição. Não foi lá buscar Jesus ressurreto. Encontra o túmulo vazio. Pedra removida. No primeiro momento, não se arriscou a entrar no túmulo. Não se arriscou a ver o corpo do Senhor. O texto, nessa primeira parte, diz que ela foi correndo comunicar aos discípulos que o corpo do Senhor não estava no túmulo. Pedro e João vão correndo. A partir de então, o texto dá um corte. E vai diretamente para a segunda parte.

João narra que Madalena estava do lado de fora chorando. Inclinou-se para dentro. Viu dois anjos. Estes lhes perguntam porque ela chorava. No decorrer da descrição, João disse que Maria lhes declarou que haviam levado o corpo do seu Senhor, e não sabia onde estava. E, neste momento, ela se volta e vê um homem de pê, e não reconhece Jesus. Este lhe pergunta, novamente, porque está chorando. Madalena dá a mesma resposta. E Jesus diz, "Maria". Ele a chama pelo nome. E ela, então, lhe reconhece. E diz, Mestre. E tenta correr para lhe abraçar. Mas Jesus diz para não lhe reter, pois ele ainda via para o Pai.

Entramos na terceira parte do texto. Ele a envia aos seus discípulos com um mandato. Dizer que ele vai para junto do seu Pai, e Pai nosso. 

Maria Madalena cumpre o que lhe fora dito. 

Numa época onde a mulheres ainda sofrem violência por parte de homens machistas. Num época em que mulheres são mortas pelo poder do estado. Numa época em que mulheres ainda são vistas como objeto sexual, e são estupradas, a Igreja no brinda com a Festa de Santa Maria Madalena, a apóstola dos apóstolos. Se não fosse uma mulher, não saberíamos da ressurreição. Se não fosse por uma mulher, Jesus não estaria no meio de nós. 

Maria Madalena é a primeira testemunha da ressurreição. Maria Madalena é a primeira missionária da ressurreição. Maria Madalena é a apóstola dos apóstolos.

Um comentário:

  1. Amém! Boa noite. Pois é, como pode um homem maltratar, ou até mesmo matar se nasceu de uma, não é mesmo?Paz e bem!

    ResponderExcluir