segunda-feira, 12 de julho de 2021

"Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada"


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,34-11,1

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa.' 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções  aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

Palavra da Salvação.

Antes de os assustarmos com o texto de hoje, devemos lembrar o seguinte, os evangelhos são escritos para os primeiros convertidos, aqueles que fizeram a opção por seguir Jesus, e viver aquilo que Ele pregava. Além disso, Mateus escreve para os judeus. E, uma casa, uns creram em Jesus, e outros não. Aí, cabe a divisão. Aceitar Jesus e suas palavras era romper com a lei que tolhia a liberdade que Espirito Santo traz para os filhos e filhas de Deus.

Esse preâmbulo é para preparar nosso espírito para o que vem a seguir. Jesus diz, "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada". A espada corta. Mata. Divide. A paz, une. Gera vida. Refaz o que cortado. Mateus nos fala que a palavra de Jesus deve provocar ruptura com a lei que gerava morte. A palavra de Jesus é uma palavra de divide e nos faz tomarmos uma posição diante das injustiças da vida. Mateus ressalta que os discípulos e apóstolos de Jesus são continuadores da mensagem de Jesus. E que estes tem um jeito novo de ser

Os discípulos e discípulas devem tomar a própria cruz, devem compreender, à luz da Palavra de Jesus, o que deve ser feito, ter um olhar misericordioso e acolhedor. Ouvir os profetas, acolher a palavra dos justos, dar um copo de água aos pequenos que não tem nada. 

É hora de sermos missionários e missionárias da palavra de Deus. É hora de sairmos em missão. É hora de partir. Jesus nunca ficou parado. Sempre foi um missionário em partida, em saída. Não nos devemos acomodar. O trabalho de anúncio da palavra de Deus é intenso. Mas, garante a felicidade e a alegria.

Um comentário: