quinta-feira, 8 de julho de 2021

O Reino dos Céus está próximo


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. l4Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

Palavra da Salvação.

Na catequese de hoje, Jesus mostra como será a nova humanidade. Como deve ser as novas sociedades. Como devem agir os discípulos e discípulas de Jesus. 

Jesus nos mostra como é o Reino de Deus. Um reino sem doentes, sem mortos, sem leprosos, sem espírito maus. Um Reino onde aquilo que foi recebido como graça, a fé, deve ser transmitido sem cobrança de qualquer valor que seja. Os discípulos e discípulas missionárias devem viver em simplicidade. Sem ouro, sem prata, sem dinheiro, ou seja, devemos colocar nossa esperança em Deus, sempre!

E Jesus continuou, não devemos levar sacola, para não acumular as coisas que atrapalham a tomar decisões pela vida. Não ter duas túnicas, para que não perder tempo em escolher com que roupa eu vou. Não ter mais do que uma sandália, somente uma sandália, aquela própria do profeta que anuncia a palavra de Deus. Nem tem bastão. O bastão era o símbolo do poder. O missionário e missionária confiam apenas no poder de Deus.

Jesus conclama seus discípulos e discípulas a não ficaram parados e paradas. É importante ir a qualquer cidade. A missionária e o missionário não escolhe onde vão pregar. É Deus quem indica. Em cada povoado sempre haverá alguém a ouvir a palavra de Deus. Alguém que esteja disposto ou disposta a acolher a Palavra de Deus a ser pregada. Caso não se queira ouvir a palavra a ser pregada, devemos ir embora. Sacudir a poeira do pé. Continuar a caminhada. Quando os da casa não queiram ouvi a Palavra, o missionário, ou missionária, não deve insistir. Deve partir.

O Reino é para todas e todos. O Reino deve ser aceito livremente, e não por medo. O Reino dos Céus está próximo"!

Um comentário:

  1. Sim.O reino de Deus é para todos! Sem distinção. Seguir o exemplo de Jesus que pregando boas palavras e boas ações para todos!

    ResponderExcluir