sexta-feira, 16 de julho de 2021

Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,46-50

Naquele tempo: 46Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: 'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.' 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'

Palavra da Salvação.

Hoje fazemos memória à Nossa Senhora do Carmo. É muito interessante esse nosso olhar amoroso para a mãe de Jesus. Primeiro, porque Ele mesmo disse que ela seria a nossa mãe, "filho, eis aí a tua mãe". Segundo, porque Maria, na tradição católica, é tida como rainha. Essa é uma visão muito interessante.

Normalmente, as rainhas estão distante do povo. São pessoas que ocupam palácios, cercadas por seguranças e damas de companhia. Entretanto, a Maria, mãe de Jesus é uma mulher do povo, simples. Mulher de fé, que crê no Deus que age na história para libertar o seu povo. Ela proclamou, "(Deus) derruba do trono os poderosos e eleva os humildades". Maria fez a experiência que na age na história da humanidade e que vem nos resgatar da opressão. Em Ex 3,7, o autor bíblico afirma que viu a miséria do povo, ouviu seu clamor, e desceu para libertá-lo. 

Maria compreendeu isso. E nada a tirou desse foco. Por isso, Jesus disse, "todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe". Ele não despreza a mãe e os irmãos. Ele está nos dizendo que sua filiação vai além da família humana. Jesus aprendeu com a própria mãe a olhar para os pobres, sofredores, excluídos, perseguidos, rejeitados com o olhar misericordioso do Pai. 

A celebração de hoje nos lembra nossas irmãs e irmãos que estão nos Carmelos do mundo inteiro rezando pela humanidade que sofre. Maria é o modelo de oração, Lc 1,46-56. É modelo de escuta atenta, Lc 2,19. É modelo de presença junto à comunidade dos crentes, At 1,14.

Ao celebrarmos Nossa Senhora do Carmo, assumamos a vida de oração em nossas vidas que nos leva ao pobres, sofredores, excluídos, perseguidos em nossos dias. E ouçamos de Jesus, "todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

Um comentário:

  1. Sim. Seguir os ensinamentos de Jesus e seguir a Deus e ser bom com o próximo!!!

    ResponderExcluir