Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,44-46
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44'O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.
Palavra da Salvação.
Acredito que o que foi mais complicado na missão de Jesus era explicar o que era o Reino dos Céus (ou de Deus). O Reino de Deus não se enquadra nas definições de reino humana. O Reino de Deus é uma realidade que não se encaixa nas nossas categorias. Por isso, Jesus tinha que fazer um esforço muito grande para poder falar do Reino dos Céus para que nós pudéssemos compreender essa realidade.
Jesus, no texto de hoje, usa a lógica capitalista de conquistar algo de muito valor. "Um tesouro escondido num campo" e "procurar pérolas preciosas". Os seres humanos são capazes de se desfazerem de suas riquezas para adquirir um bem maior do que venham a ter.
O Reino exige de nós uma busca de algo muito precioso. E devemos estar dispostos e dispostas a nos desfazermos de tudo que nos impede de chegarmos ao Reino. Se as duas pessoas da história de hoje ficassem presos a riquezas anteriores, não teriam o tesouro, nem a pérola precisos. Desfazer-nos de nossas certezas absolutas para encontramos o Reino dos Céus, essa é a mensagem de Jesus hoje.
"Buscai primeiro o Reino de Deus, e sua justiça, e tudo mais vos será acrescentado".
Nenhum comentário:
Postar um comentário