quarta-feira, 7 de julho de 2021

"Ide às ovelhas perdidas"


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,1-7

Naquele tempo: 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: 'Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'.

Palavra da Salvação.

Ontem, Jesus conclamava os seus discípulos a rezarem pedindo operários para a messe. Hoje, ele designa 12 dos seus discípulos a começarem o processo de anuncio de palavra de Deus.

Diante daqueles que foram chamados, Jesus lhes dá poder para "expulsarem os espíritos maus", e para "curarem todo tipo de doença e enfermidade". A palavra de Deus nos é inspiradora , e deve iluminar a vida nos vários momentos da nossa história. 

Da leitura de hoje, é importante que identifiquemos quais são os "espíritos maus" de nossos dias. E quais são as "doenças e enfermidades" pelas quais estamos passando. E, diante disso, o que podemos fazer? Como podemos ajudar as pessoas a se libertarem desses males modernos? Como Jesus pode nos ajudar?

Quais são os "espíritos maus" de nossos tempos? Devemos ficar atentos. Temos a ideia medieval de espírito mau como aquele que faz a pessoa espumar, virar a cabeça. Coisas extraordinárias que estão em nossa memória dos filmes que tratam desse assunto. 

"Espírito Mau", é todo espírito que deixa alguém morrer por não dar condições de vida ao outro. Espírito mau é o que discrimina e inventa mentiras sobre os outros. É todo espírito que nega atendimento à saúde. É todo espírito que defende a morte violenta de qualquer pessoa. É toda forma de exclusão, de racismos, de misoginia, de homofobia. É todo espírito que classifica as pessoas entre boas e más, entre santas e pecadoras. Espírito mau é todo espírito que imputa ação do mal naqueles que caminham juntos aos perseguidos.

Temos várias doenças modernas. Depressão, síndrome do pânico. Egoísmo. Vontade de exterminar. Os discípulos e discípulas de Jesus são chamados a ajudar na libertação dessas doenças. Ir ao encontro do outro, buscar deixar seus problemas de lado e ajudar alguém a se recuperar. Assumir a luta dos sem trabalho, dos se terra, dos idosos desprezados pelos governos. Da falta de humanidade.

Aos diáconos permanentes do Brasil, a CNBB afirmou que os diáconos devem estar envolvidos na "na promoção social e na vivência das obras de misericórdia", e que devem assumir a "opção preferencial pelos pobres, marginalizados e excluídos". E acrescenta que os diáconos são apóstolos da "caridade com os pobres, envolvidos com a conquista de sua dignidade e de seus direitos econômicos, políticos e sociais. Está próximo da dor do mundo. Deixa-se tocar e sensibilizar pela miséria e pelas provações da vida" (CNBB, Doc 96, nº 210).

Aos leigos, os bispos da América Latina e Caribe dizem que "sua missão própria e específica se realiza no mundo, de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribuam para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho. “O espaço próprio de sua atividade evangelizadora é o mundo vasto e complexo da política, da realidade social e da economia, como também da cultura, das ciências e das artes, da vida internacional, dos ‘mass media’, e outras realidades abertas à evangelização, como o amor, a família, a educação das crianças e adolescentes, o trabalho profissional e o sofrimento”. Além disso, eles têm o dever de fazer crível a fé que professam, mostrando autenticidade e coerência em sua conduta". (DocAp 210).

Assim, o texto de hoje nos chama a uma vida que vai ao encontro dos outros, e que buscam gerar vida, "vida em abundância".


2 comentários:

  1. A palavra de Deus nos dá o norte a seguirmos!! Sem julgamentos, sem distinções, sem preconceitos!! O conforto que a palavra de Jesus dá nos acalma e nos dá conforto!

    ResponderExcluir