terça-feira, 13 de julho de 2021

Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!


 Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,20-24

Naquele tempo: 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. 21'Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. 22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!'

Palavra da Salvação.

Muitas vezes, temos um olhar romantizado sobre Jesus Cristo. Aquele tipo de pessoa que só falava coisas boas. Que era todo elogios. Um Jesus que aceitava tudo, pois pregava o amor.

O evangelho de hoje, inicia-se com a seguinte afirmação, "Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido". Jesus adverte as pessoas de que elas não agem conforme a vontade de Deus. Em outras passagens, vemos Jesus censurado seus discípulos.

Falar às cidades é uma falar figurativo. Claro. Óbvio. Mas, o óbvio precisa ser dito também. Jesus e os doze passaram por muitas cidades fazendo milagres. Curando enfermos. Ressuscitando mortos. Pregando a palavra de libertação. Entretanto, os ouvintes não deram a atenção necessária. Por isso, Jesus faz a comparação com as cidades dita dos pagãos. Esses estão mais propensos a ouvir e mudar do vida do que os filhos da aliança. 

Olhemos para nós. Que atenção damos a palavra de Deus? Como colocamos em prática esses ensinamento de Jesus? Agimos com o rigorismo da lei, que mata e tolhe a liberdade, ou somos misericordiosos, acolhedores, solidários?

Jesus fala diretamente aos crentes de hoje. Ele olha no olho de cada um de nós. E nos indica que o caminho do discípulo/discípula missionários deve ser aquele que nos coloca ao lado dos prediletos de Deus. Não nos basta dizer, "Senhor, Senhor". É preciso fazermos a vontade de Deus.

Um comentário: