Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 17,1-9
1 Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2 E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3 Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4 Então Pedro tomou a palavra e disse: 'Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.' 5 Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: 'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!' 6 Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7 Jesus se aproximou, tocou neles e disse: 'Levantai-vos, e não tenhais medo.' 8 Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9 Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: 'Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.'
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Estamos diante de uma das belas páginas do segundo testamento. Diante de um mistério incompreensível para a mente humana. Tão difícil de compreender, que até hoje, nenhum artista conseguiu representar essa Transfiguração.
Uma consulta rápida a qualquer dicionário da língua portuguesa nos deparamos com o seguinte significado para Transfiguração: metamorfose, "alteração da figura, das feições, da forma". Isso significa dizer que Jesus assumiu as feições de Moisés e de Elias, figuras que os discípulos não conheciam. Significa que Deus fez com que Jesus assumisse as feições dessas duas figuras importantes, para os judeus, do primeiro testamento.
Alguém já conseguiu imaginar essa cena? Jesus deixa de ser Jesus e passa a ser Moisés. Deixa de ser os dois anteriores, e passa a ser Elias. A imagem é difícil de compor. A cena é difícil de se imaginar. Mas a mensagem é clara, em Jesus temos a nova organização do povo, a nova lei (a do amor, lembre-se, "eis que eu vos dou um novo mandamento...."), o novo caminho para a terra prometida definitiva. Por outro lado, temos o profeta que denuncia, que age, que faz "milagres".
A cena de hoje indica que em Jesus temos a denúncia e a lei juntos. Mas, não a lei que escraviza, que rejeita, que exclui, que segrega. Mas a lei que liberta, que inclui, que traz de volta à vida. A lei que não discrimina pela cor da pele, ou pelo lugar que mora. A lei que sofre com o sofrimento alheio. A lei que preserva o meio ambiente, nossa Casa Comum. A lei do Amor.
Queridas e queridos, é fundamental que mantenhamos nossos ouvido abertos para as palavras de Jesus. Que meditemos suas palavras diariamente. Que escutemos e coloquemos em prática. Em Jesus está todo o resumo da nossa vida, da nossa existência. Em Jesus está fundada a nova ordem mundial. A nova sociedade. A nova humanidade. As novas relações de amor. Em Jesus está unido a lei e a profecia.
Escutai-o! Escutemos o filho muito amado. Amém.
Devemos sempre ter em nossos corações e mente a voz de Jesus nos dizendo o que o Pai (Deus) o ensinou!! E ir além, através de nossas boas ações e comprometimento com o próximo!!!
ResponderExcluirMuito bem.
ResponderExcluir