Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,23-30
23 Jesus disse aos discípulos: 'Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. 24 E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.' 25 Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: 'Então, quem pode ser salvo?' 26 Jesus olhou para eles e disse: 'Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível.' 27 Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?' 28 Jesus respondeu: 'Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30 Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.
Palavra da Salvação.
Reflexão.
O evangelho de hoje abre com uma frase enigmática de Jesus: "dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus".
Antes de mais nada, devemos lembrar o seguinte, para o judeu a riqueza era (e ainda é) bênção divina (lembre-se da história de Jó). Todos que eram tementes a Deus, e seguiam os mandamentos, eram abençoados com riquezas.
Entretanto, Jesus inverte essa lógica. A experiência de Jesus lhe mostra que, muitas vezes, a riqueza de alguém é fruto da exploração do outro, ou do desprezo pelo sofrimento alheio (lembremos do rico e do Lázaro). Então, ele muda a lógica da bênção. Bem aventurados são os pobres, e não os ricos.
Outra questão, os ricos colocam sua confiança no dinheiro, e no poder que esse lhes dava diante dos outros. Certa vez, ouvi de um padre que "ter dinheiro era muito bom, pois se podia fazer o que quisesse". Essa frase ilustra bem a advertência de Jesus no evangelho de hoje. A frase revela a prepotência do rico diante de Deus, achar que pode fazer tudo o que se quer. Quem pode tudo, quem é onipotente é Deus. Infelizmente, esse sacerdote perdeu essa perspectiva.
Os discípulos de Jesus ficaram intrigados. Como pode ser então? Acreditava-se que se a riqueza era uma bênção, então todo rico já estaria salvo. E dentro da nova lógica de Jesus, ninguém se salvaria pela riqueza. A resposta nos recoloca no novo rumo da história da salvação, "para Deus tudo é possível". A salvação não é uma conquista humana. A salvação é graça de Deus. E basta o rico vender tudo, dar aos pobres, e seguir Jesus, e assim terá um tesouro no céu.
Ok. Entendemos. Mas e nós? "Deixamos tudo e te seguimos". Tudo aquilo que para nós é riqueza, nós deixamos de lado, pai, mãe, filhos/filhas, campos, o que vamos receber? Mais uma vez, Jesus surpreende na construção da compreensão do que venha a ser o Reino dos Céus. "Vós que me seguistes, havereis de sentar-vos em tronos para julgar as tribos de Israel". Todos vós que sofrestes comigo, que beberam do mesmo cálice que eu, que comeram a minha carne e assumiram a mesma missão que a minha, terão sua recompensa. Não se preocupem com isso. Aquilo que para o mundo parece ser o primeiro, será o último; e quem parece ser o último, será o primeiro.
Palavras fortes e duras de Jesus. Não coloquemos nossa esperança nas riquezas. O rico conquista bens na terra; os pobres acumulam tesouros no céu. O rico pensa que tem a salvação garantida, o pobre assume a mensagem de Jesus.
Esta reflexão me diz que a riqueza maior vem de nossas ações e não das nossas posses.
ResponderExcluirPodemos e devemos ajudar dentro de nossas possibilidades a quem necessita.