sábado, 22 de agosto de 2020

Faça-se em mim segundo a tua palavra!

1º MISTÉRIO A ANUNCIAÇÃO DO ANJO A MARIA - YouTube

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38

26 O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' 29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. 34 Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' 35 O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice.
Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível'. 38 Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Todos nós conhecemos a história narrada no evangelho de hoje. Santo Inácio de Loyola, em seus Exercícios Espirituais, tem uma contemplação exclusiva para esse texto, a chamada "Contemplação da Encarnação".
Essa contemplação deve ser preparada seguindo um roteiro separado em três partes, ou, usando uma linguagem do teatro, em três atos. O primeiro, ele nos convida e a lembrar a história que vamos contemplar. Então, antes de falar da encarnação propriamente dita, ele incita o exercitante a pensar na Trindade olhando o mundo e vendo as pessoas descendo ao inferno. E, diante desse fato, "determinam" que a "segunda Pessoa se faça homem para salvar o gênero humano". E como o anjo Gabriel fora enviado a Nossa Senhora.
O segundo ato, ou movimento, consiste em ver o lugar. Ele sugere que o exercitante crie em sua imaginação a "grande extensão e curvatura do mundo, na qual estão tantas e tão diversas populações". Para Inácio, Jesus se encarna numa realidade concreta. Jesus se faz homem para salvar a humanidade criada pela Trindade. Logo em seguida a primeira cena, do segundo ato, Inácio sugere que olhemos com os olhos da imaginação a casa de nossa Senhora. Quais são suas divisões, ver a cidade de Nazaré, a região da Galileia. Ele quer que façamos essa composição de lugar para vermos a cena, e tirarmos proveito disso.
O terceiro ato é pedir o que quero. Ele sugere que peçamos "conhecimento interno do Senhor que por mim se fez homem, para que mais o ame e o siga".
Ao final dessa preparação, Inácio propõe três pontos a considerar. Agora, ele nos chama a ter uma disposição interna para a contemplação. É preciso ver, ouvir, sentir o que está acontecendo nesses três atos. O primeiro ponto, é ver a diversidade de pessoas que a Trindade contempla. Como estão vestidas, se estão doentes ou sãs; se em paz, ou em guerra; chorando ou rindo; nascendo ou morrendo. Ainda dentro desse ponto, a segunda questão a considerar, é como as pessoas Divinas olham o mundo e veem as pessoas com tana cegueira, que "morrem e descem ao inferno". Em seguida, ver Nossa Senhora e o anjo.
O segundo ponto, consiste em "ouvir o que falam as pessoas; em seguida, o que falam  as pessoas divinas dizendo, "façamos a redenção do gênero humano"; depois, o que falam o anjo e nossa Senhora.
Por último, refletir sobre todas as ações acima vistas. 

Pois bem, essa discrição toda é para que possamos ter tempo para meditar sobre o está acontecendo nessa cena de hoje; qual o sentido da encarnação? Como se dá um diálogo entre o divino e o humano. Como Deus usa de "embaixadores", nesse caso o anjo Gabriel, para anunciar a sua intenção e vontade para a humanidade. 

Grande parte do texto já conhecemos. Podemos tirar muito proveito pessoal de sua meditação. Mas, partilho com vocês algo que me chamou atenção no dia de hoje, "para Deus nada é impossível". Deus realiza tudo. Somente Deus pode tudo. Essa é uma verdade. Mas, ele quer contar com nossa ajuda. Mesmo sendo Deus onipotente, é importante a participação do ser humano na realização de sua obra. Por isso, que ele pode tudo, para ele "nada é impossível".

Para Deus tudo é possível. É possível uma jovem virgem engravidar se conhecer homem alguma; é possível uma idosa estéril dar a luz a um filho em sua velhice. É possível que Deus se encarne, e torne-se humano no meio de Deus. Isso tudo nos serve para que possamos entender que a redenção é para todos e todas; não há distinção de cor da pele, não há distinção de orientação sexual; não há distinção de se é homem ou mulher. Deus é tudo para todos.

Ao olharmos essa cena com muito carinho, atenção e tempo aproveitamos para ver nossa vida. Cremos na encarnação como sinal de libertação de para todas as pessoas? Cremos na encarnação como sinal da presença amorosa da Trindade no meio de nós? Cremos na encarnação como prova de que Deus pode realizar coisas impossíveis no meio de nós? Cremos que a encarnação desfaz toda forma de racismo, de homofobia, de misoginia, de discriminação? Cremos que a encarnação nos lembra que o meio ambiente é criação de Deus, e que "tudo está interligado"? 

Ao lermos esse texto de hoje, devemos olhar para nossa vida nos tempos atuais. Amém.

2 comentários:

  1. Ótima reflexão! Mais uma vez o envangelho nos mostra que devemos não discriminar as pessoas pelo que são.

    Devemos amar uns aos outros ajudando dentro de nossas possibilidades, pois o pouco que temos e damos é muito para quem não tem nada.

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