Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,1-13
Disse Jesus, a seus discípulos, esta parábola: 1 'O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2 Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3 As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4 As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5 O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6 No meio da noite, ouviu-se um grito: `O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!' 7 Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8 As imprevidentes disseram às previdentes: `Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando.' 9 As previdentes responderam: `De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores'. 10 Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas
entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11 Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: `Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!' 12 Ele, porém, respondeu: `Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!' 13 Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora.
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Clara como água. A parábola de hoje nos mostra o valor de estarmos atentos o tempo todo. Com dizem os escoteiros, "sempre alerta".
As lâmpadas somos nós. O óleo nossas práticas religiosas. Nossas orações. Nossos momentos de lectio divina. Momento de meditação da palavra de Deus. São as nossas atitudes antirracistas, anti-homofóbicas. O óleo que faz cm que a lâmpada se mantenha acesa é nossa defesa contra a misoginia, ser contra a violência sofrida pelas crianças, adolescente. Não apoiar a necro-política de destruição do meio ambiente. Ser contra o extermínio de pessoas, contra as guerras, contra a fabricação de armas.
Mantenhamos a reserva necessária de óleo para nossas lâmpadas, para que quando Jesus voltar, estejamos com a luz acesa para entrar na sala do Reino dos Céus. Amém.
Amém!
ResponderExcluirEsta parábola em que diz estarmos atentos aos acontecimentos é muito significativa no sentido de estarmos sempre conectados e prontos para auxiliar aos necessitados.
ResponderExcluirVai além também no intuito de batalharmos na defesa da não discriminação de quem quer que seja!