Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17,14-20
14 Chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: 15 'Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16 Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!' 17 Jesus respondeu: 'Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino.' 18 Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora o menino ficou curado. 19 Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: 'Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?' 20 Jesus respondeu: 'Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: 'Vai daqui para lá e ela irá. E nada vos será impossível.'
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Interessante ver aquele homem ajoelhar-se diante de Jesus. Um judeu só se curvada diante de Deus. Já é uma demonstração de que eles começavam a reconhecer Jesus como Deus, ou, pelo menos, como alguém que venha da parte de Deus.
Esse homem faz um pedido. Tem um filho com uma doença grave. É pede a Jesus que cure seu filho. Entretanto, aparece um parênteses nessa história. O homem relata que havia ido aos discípulos, e eles não conseguiram curar o filho.
Jesus, então, nos surpreende com palavras que nos parecem dura. "Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei"? Mas, porque essas palavras? Então, no primeiro momento, a comunidade está sendo formada. Os discípulos precisam aprender, ainda, como lidar com os vários tipos de demônios. Jesus realiza o milagre.
Em seguida, os discípulos questionam Jesus o porquê não conseguiram expulsar aquele demônio. Primeiro, Jesus indica que a fé deles ainda não chegou à maturidade ("vossa fé é demasiado pequena"). E por último, Jesus diz que se nossa fé seja do tamanho de um grão de mostarda, poderemos realizar maravilhas maiores do que esse grão.
Não basta dizer que acreditamos em Jesus. Não basta dar demonstrações externas de que seguimos Jesus. Não basta proclamar que Jesus é o Senhor da vida. É preciso dar demonstrações disso. É preciso assumir atitudes de pertença a Deus e às palavras de Jesus.
Jesus afirma que existem demônios que são difíceis de serem exorcizados. Em nosso dias, temos esses demônios também. Atos racistas, homofóbicos, misóginos, de necro-política, de destruição da natureza, do meio ambiente. Todas às vezes que temos atitudes que levam à morte, mesmo sendo cristão que defendem a vida, estamos nos deixando ser discípulos, e deixando nossa fé menor que o grão de mostarda.
Mais do que vermos Jesus realizando um exorcismo. Mais do que ouvirmos que ainda temos uma fé fraca, infantil, ingênua, pequena. Mais do que ficarmos presos a milagres extraordinários. O texto de hoje nos convida a meditarmos sobre de quais demônios devemos nos livrar. Para nos ajudar, além dos que já foram citados acima, acrescento aquele que Paulo enumerou na carta aos Gálatas capítulo 5,19-20: "fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo". A estes, acrescento, corrupção e necro-política.
Aproveitemos o sábado para meditarmos a palavra de Deus.
A fé que temos em Jesus só é realmente boa se nos preocuparmos e ajudarmos nossos semelhantes!E devemos sempre questionar e reagir contra preconceitos e tudo que seja contra a dignidade da pessoa humana!!!
ResponderExcluir