segunda-feira, 24 de agosto de 2020

"Vem ver!"


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,45-51

45 Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José". 46 Natanael disse: "De Nazaré pode sair coisa boa?" Filipe respondeu: "Vem ver!" 47 Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". 48 Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". 49 Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". 50 Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!" 51 E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Uma boa cena para contemplarmos. Ver o lugar. ouvir as pessoas. Ver as expressões faciais.

Filipe anuncia que encontraram o messias. Aquele do qual Moisés e os profetas haviam falado. Entretanto, Natanael (Bartolomeu), é uma pessoa honesta. Os judeus desprezavam a população da Galileia. Era uma região de conflitos, de levantes. Os moradores da Galilei não eram vistos com bons olhos. Sendo assim, a fala dele não nos assusta. "De Nazaré pode sair coisa boa"? 
Entretanto, Filipe insiste. "Vem ver"! Quer dizer, me dá um pouco de credibilidade. Se você confia em mim, "Vem ver". Natanael foi até Jesus, por causa do amigo. Ao chegar, antes que pudesse dizer qualquer coisa, Jesus diz, "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". A resposta de Natanael é obvia, de onde me conheces? Bem provável que ele fosse uma daquelas pessoas que nunca tivessem ido à Galileia, e muito menos em Nazaré. 
A resposta de Jesus nos surpreende, e surpreendeu ao próprio futuro apóstolo, "eu te vi de baixo da figueira". 
A reflexão de hoje vai nesse sentido. Quantas vezes, ao invés de criticarmos, de denunciarmos os pecadores, de acusarmos com doutrinas opressoras, de discriminar convidamos alguém para conhecer Jesus? Notemos que Filipe não disse que Jesus havia mudado a sua vida, que havia transformado nada. Nem que tinha feito milagres. Filipe diz que aquele de quem falaram os profetas e Moisés, essa pessoa está aqui. "Vem e vê". Simples assim. Filipe foi o condutor, apenas. Não precisou fazer grandes pregações sobre Jesus. Era apenas necessário que Natanael visse Jesus. O resto, foi com Jesus. 
Somos chamados a deixarmos as pessoas a fazerem a experiência de Jesus. Sem interferências. Convidamos. O resto, bem, o resto é com Deus, com sua palavra.
Amém.

Um comentário:

  1. A palavra de Deus é a forma das pessoas refletirem o que fazer, o que seguir e como ajudar ao próximo!

    ResponderExcluir