sábado, 29 de agosto de 2020

Trouxe a cabeça num prato

Blog do Professor Rony: Professor Rony relembra repressão contra  professores em Curitiba no dia 29 de abril de 2015
Cabeça de João Batista


Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,17-29

17 Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18 João dizia a Herodes: "Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão". 19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20 Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21 Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia. 22 A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: "Pede-me o que quiseres e eu to darei". 23 E lhe jurou dizendo: "Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino". 24 Ela saiu e perguntou à mãe: "O que vou pedir?" A mãe respondeu: "A cabeça de João Batista". 25 E, voltando depressa para junto do rei, pediu: "Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista". 26 O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27 Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28 trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29 Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Estamos diante de uma das cenas cruéis do segundo testamento. A morte de João Batista. Uma cena para uma oração de contemplação. 
A lectio divina dessa cena, me inspirou a perguntar-me, estaria eu pronto para dar a vida pela defesa da verdade? Mas, da verdade mesmo. Não de uma mentira que quer ser transformada em verdade. A Palavra de Deus deve nos impulsionar para buscar as verdades políticas de nossos tempos. Diante da necro-política praticada em nossos dias, como tenho agido? Fico calado diante da morte? Fico calado diante das manipulações do poder? Fico calado diante da corrupção? 
Tenho coragem de denunciar o que está errado? Tenho coragem de enfrentar o poder constituído como exigência da fé e do seguimento de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida?
O evangelho de hoje é um questionamento a nós mesmos quanto ao como estamos vivendo a nossa fé. A fé tem implicações políticas sim. Ao defendermos governos corruptos, governos que estão aliados ao que existe de mais vil em nossa sociedade, estamos pecando, pois nosso Deus é o Deus da vida. Amém.

Um comentário:

  1. Sim.Podemos e devemos falar diante das coisas que atingem os menos esclarecidos!!!

    Devemos agir em prol da dignidade de todos!!!

    ResponderExcluir