segunda-feira, 17 de agosto de 2020

O jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico

XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM – “Não podeis servir a Deus e ao ...

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,16-22

16 Alguém aproximou-se de Jesus e disse: 'Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?' 17 Jesus respondeu: 'Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos.' 18 O homem perguntou: 'Quais mandamentos?' Jesus respondeu: 'Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso  testemunho, 19 honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo.' 20 O jovem disse a Jesus: 'Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?' 21 Jesus respondeu: 'Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.' 22 Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Uma bela cena para ser feita uma contemplação. Ver o lugar, as pessoas, como estão dispostas. Perceber com a pessoa se aproxima de Jesus. Se possível, como é esse rosto qual expressão ele tem? Ouvir as vozes. Ficar atento ao diálogo entre a pessoa (depois identificada como um jovem), e Jesus. Como Jesus o recebe? Que olhar Jesus tem para ele? Como Jesus recebe aquela pergunta? Havia alguma malícia no tipo de pergunta? Era uma farsa para pegar Jesus em algum "erro doutrinário"?

Depois de você ter feito isso. Vamos à nossa meditação.

Primeira coisa, ninguém faz nada de bom se não for inspirado por Deus, pois, só Deus é bom.
Se queremos "entrar na vida" devemos seguir os mandamentos, e não as doutrinas. Basta isso, seguir os mandamentos. Mas, para os judeus havia tantos mandamentos que ele queria saber quais deveria seguir. Existiam tantos preceitos, que as pessoas haviam esquecidos dos primeiros mandamentos da formação do povo de Deus, os mandamentos de Deus. Esses são importantes para se chegar à vida eterna, para entrar no Reino dos Céus. 

Jesus faz aquela pessoa recordar os mandamentos. Esses não sabemos de cor e salteado. É muito simples entrar no Reino dos Céus, entrar na vida, basta viver os mandamentos. 

Mas aquela pessoa queria algo além disso. Isso ele já praticava em sua vida. Procurava viver os mandamentos de Deus em seu dia-a-dia. Mas, ao que parece, ele precisava de alguma coisa a mais. Só aquilo, que já era muito, não o satisfazia. Então, vem a pergunta central do texto de hoje, "Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta"? É como se ele dissesse, eu preciso de mais. Eu quero avançar para águas mais profundas.

Então, Jesus dá a reposta que nenhuma pessoa que tenhas riquezas gosta de ouvir, "Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me". "Se tu queres ser perfeito"! Aí está resposta que deve soar em seu coração, em nosso coração. "Se queres ser perfeito". Despoja-te de todas as riquezas, despoja-te de toda prepotência, de toda arrogância. Deixa lado as doutrinas que escravizam. Assume a palavra que liberta. Vende tudo o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. E depois, "vem e segue-me". Assume o risco da cruz comigo. Da incompreensão. Da rejeição. Acolhe os rejeitados, os pecadores. Assumir a cruz é uma exigência para ser perfeito. Jesus é bem claro quanto a dificuldade dos ricos entrarem na vida eterna. Eles colocam toda a sua esperança na riqueza tem. Portanto, para entrar no Rino dos Céus é preciso despojar-se de toda riqueza, e assumir as exigências, e consequências da cruz.

Aproveitamos o dia de hoje e façamos uma revisão de onde estamos colocando nossa esperança, nossa fé. Pois, não é possível servir a Deus e ao dinheiro.

3 comentários:

  1. A reflexão de hoje nos mostra que devemos ter caridade pelo próximo acima das coisas materiais.

    ResponderExcluir
  2. Profundo. Atual. Verdadeiro, embora a prática, estremece...

    ResponderExcluir
  3. Coloco minha fé e minha esperança no Divino que há em mim e que está em todas as coisas, nas minhas ações, pensamentos e palavras.

    ResponderExcluir