sábado, 27 de fevereiro de 2021

Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 5,43-48).

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?

47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. 

Palavra da Salvação.

A Palavra de hoje não cabe muita explicação. Apenas uma pequena reflexão. Se somos feitos a imagem e semelhança de Deus, devemos agir tal como ele é.

Jesus diz que devemos amar nossos inimigos, e rezar por aqueles que nos perseguem. Inimigos e perseguidores. Normalmente, achamos que essas pessoas estão fora da Igreja, não fazem parte do nosso círculo de convivência, nos são estranhas ao convívio.

Quantas vezes, ouvimos pessoas falarem mal do Papa Francisco, da CNBB, de padres e diáconos? Esses agem como filhos e filhas do diabo, ou seja, pessoas que dividem. Que se acham melhores que o próprio Deus.

Jesus está dizendo que todas e todos que são verdadeiramente seus discípulos não andam com o dedo em riste acusando. Mas que tem a atitude de misericórdia, e se colocam na posição de quem reza por aqueles e aquelas que são caluniadores e perseguidores.

E para finalizar. Tome cuidado para não seres um perseguidor/perseguidora, ou caluniador/caluniadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário