terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Perdoar para se obter perdão


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 6,7-15.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes. Palavra da Salvação.

Todos os santos tem uma oração própria. São Bento, São Francisco de Assis, Santo Inácio de Loyola, só para citar alguns.

A oração é a forma mais sublime que os seres humanos encontraram para externar a experiência mística que fizeram de Deus, em Jesus Cristo, movidos pelo Espírito Santo. 

A oração é uma das práticas que devemos intensificar durante a quaresma. Jesus ensinou seus discípulos a rezar. Ele afirma que não devemos multiplicar palavras, como fazem os pagãos. Certa vez, um dirigente espiritual me disse, "Deus não é surdo. Não precisa gritar, nem falar muito". 

Uma música do cancioneiro popular diz, "mas como eu não sei rezar, só queria mostrar meu olhar...". Basta um olhar para que Deus possa entender o que se passa com a gente.

Mas, o nosso texto de hoje trata de uma das orações mais revolucionárias que a humanidade já se deparou.

Jesus diz que seu discípulos devem rezar assim:

"Pai Nosso que estás nos céus".  Primeira coisa que devemos reconhecer é que Deus nos dá a unidade necessária para a nossa vida. Ele é Pai, e Pai de todos e todas. Isso nos faz irmãos e irmãs. Nos faz uma família. A família humana. E como tal, devemos nos preocupar uns com os outros.

"Santificado seja o teu nome". O nome de Deus é santo, por isso é santificado. Ser santo, não significa estar distante das pessoas. Por isso, ele Pai; e Pai santo.
 
"Venha o teu Reino". Não basta ser um Pai Santo. É preciso abrigar seus filhos e filhas. Por isso, onde está o Pai estão os filhos e filhas. Por isso, esse Reino é para todas e todos. Basta pedir.
 
"Seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus". Esse Pai Santo tem uma vontade. Ele quer que todas e todos sejam felizes, que tenham vida, e vida em abundância. Espera que todos possam ter saúde, educação. Que não sejam discriminados. 

"O pão nosso de cada dia dá-nos hoje". Todo Pai Santo se preocupa com a fome dos seus filhos. Deus dá o pão. Foi assim com o maná, no deserto. Foi assim com a multiplicação dos pães feitas por Jesus. Mas, nosso Pai Santo nos dá dois alimentos, o pão da palavra  que sustenta o espírito; e o pão que mata a fome.

"Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". Perdão, perdoar, essa é uma das vontades do Pai Santo. Tal como Deus nos perdoa, nós devemos perdoar também. Assim é a família.

"E não nos deixes cair em tentação". É tão interessante. Qual é a nossa tentação? De não perdoar? De voltar as costas para quem tem fome, quando o desejo dele é todos tenham pão? Tentação de não santificar o nome de Deus? 

"Mas livra-nos do mal". De que mal Deus pode nos livrar? O que pode nos fazer mal? O mal de não fazermos o que deve ser feito.

E Jesus conclui essa oração da seguinte forma, "se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes".

A grande revolução trazida por Jesus é o perdão. Se soubermos perdoar, verdadeiramente seremos seus discípulos, e missionários e missionárias da justiça e da paz.

Um comentário:

  1. Sim! A simplicidade é sempre eficiente! Nas nossas orações de vemos utilizar as palavras certas e bem empregadas.

    ResponderExcluir