Olá. Paz e Bem.
Hoje estamos no Primeiro Domingo da Quaresma, momento de intensificar nossas orações, que nos leva ao jejum, para fortalecer nossas obras de misericórdia.
Na primeira leitura, Deus firma com Noé uma aliança. E indica um sinal para lembrar dessa aliança, o Arco Íris. É interessante notar como o autor bíblico encontrou uma explicação para o Arco Íris, a aliança com Deus. Hoje sabemos que fenômeno é esse, mas ainda continua sendo um fenômeno bonito de se ver. Tanto que quando vemos um arco-íris, logo providenciamos fotos.
Deus promete não exterminar nenhuma criatura. E o sinal será um fenômeno natural.
No evangelho, tradicionalmente no início da Quaresma, meditamos sobre as tentações de Jesus. Como estamos no ano litúrgico B, meditando sobre o evangelho de Marcos, a narrativa é bem simples e direta. Esse evangelho é catequético. Seu objetivo é responder a pergunta: Quem é Jesus? O que vai acontecer lá pelo capítulo 8.
Então, Marcos diz apenas que Jesus fora levado para o deserto, e que lá, Satanás o tentou. E que Jesus vivia entre os animais selvagens, e que os anjos lhe serviam.
Marcos não enumera quais foram as tentações que Satanás submeteu Jesus. Apenas diz que Jesus convivia com animais ferozes. Interessante, os monges dizem que nossas tentações são animais ferozes que nos rondam. Muitos santos também usaram essa imagem dos animais ferozes para descrever as tentações.
Um animal feroz é difícil de se domar. Não sei se já viram como é o processo para amansar um cavalo. É um processo demorado, lento, de paciência. Fico imaginando nossos pecados capitais como esses animais ferozes a nos rondar. Para lembrar: Gula, Luxúria, Inveja, Preguiça, Ira, Soberba, Avareza. Olhar para cada um desses é olhar para nossa própria vida. O deserto é o encontro de nós com nós mesmos. Jesus precisa conhecer-se internamente para enfrentar as dificuldades pelas quais ele iria passar durante sua missão evangelizadora. Como ele deveria agir e reagir às diversas situações que se apresentariam para Ele.
Marcos nos indica que Jesus não está só para enfrentar esses animais ferozes. Os "anjos o serviam". É interessante vermos a presença dos anjos. Deus, no primeiro testamento, sempre agia através dos seus anjos. No livro de Tobias, vemos Rafael acompanhando Tobias para lhe proteger. Nós temos nossos anjos da guarda que estão ao nosso lado para nos proteger das ciladas do inimigo e dos animais ferozes que nos circundam.
Na segunda leitura, Pedro nos leva e pensarmos sobre o significado de nosso batismo, que é um caminho para entrar no Reino de Deus. E que Cristo é esse que se ofereceu por nós, dando seu corpo à morte para receber o Espírito, espírito que gera vida, e que dá vida.
Hoje é o primeiro passo na caminhada que vai durar 40 dias, até chegar à Páscoa. Para isso, um retiro na vida cotidiana nos ajuda nessa caminhada. Se você quiser fazer esse retiro, clique no link, e se inscreva no Retiro Quaresmal 2021 Online.
Deus lhe abençoe. Tenha um bom domingo.
Que nossa caminhada nesta Quaresma seja benéfica tanto para a gente individualmente quanto para a comunidade em que vivemos!!!
ResponderExcluir