Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,7-12
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta. 9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. Palavra da Salvação.
"Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles". Essa é a chamada "regra de ouro".
Façamos o caminho inverso do evangelho de hoje. Jesus diz que se os maus sabem dar coisas boas para seus filhos, quanto mais Deus, que é Pai Nosso, nos dará aquilo que lhe pedirmos. E a pergunta que ressoa em nossos corações é: o que devemos pedir a Deus?
Lembremos da oração do Pai Nosso. Pedir pão cotidianamente. Agradecer pelo pão. Pedir que tenhamos a coragem de alimentar os famintos, de vestir os nus, de dar de beber aos sedentos de água. Além disso, pedir a Deus que sejamos fieis ao projeto de construção do Reino dos Céus, que é a nova humanidade, a Civilização do Amor.
Pedir que sejamos tolerantes com o diferente. Pedir que não sejamos racistas, homofóbicos, misóginos. Pedir para que cuidemos da "casa comum".
Em seguida, devemos pedir ao Pai que ele perdoe as nossas ofensas, pois nós perdoamos aos que nos ofendem ("Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles"). Se queremos perdão, devemos dar perdão.
Pedir que, mesmo nos momentos de tentação, nós não sucumbamos a ela. "Não nos deixeis cair em tentação".
Pedir a Deus a graça de conhecer Jesus, para mais amá-lo e segui-lo.
Pedir o dom de sermos discípulos e discípulas missionário. Mulheres e homens que vivem as Bem Aventuranças. Que são promotores de justiça e da paz.
Tudo o que devemos pedir está no evangelhos. É lá que devemos buscar nossos pedidos. Não dentro de nós, pois, nossos pedidos, muitas vezes, são contrários à vontade de Deus.
Por isso Jesus afirmou que "todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e quando bate à porta, essa se abre.
Assim, poderemos dizer, "Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles". Dai amor, e receberás amor. Dai vida, e receberás vida. Dê solidariedade, e receberás solidariedade. Disse São Francisco de Assis, "é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado. E é morrendo que vive...". Morra para as obras do mal, e renasça para as obras da luz.
Pense e reflita nessa quaresma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário