Quinta-feira depois das cinzas.
Começamos o itinerário de preparação para Páscoa, que passa pelo Quaresma. Esse é o tempo favorável para intensificar a oração, que leva à caridade, e ao jejum.
Jesus se mostra como o rejeitado pelos poderes religiosos e político de seu tempo. A palavra que Jesus prega vai de encontro ao status quo dos que detêm o poder. Por isso, ele sabe que vai sofrer as consequências disso.
Jesus não ocupa os palácios. Jesus não é rabino. Não é mestre da lei. Então, ele será perseguido e rejeitado "pelas anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei". Essa perseguição o levará à morte. Mas, há a esperança da ressurreição.
Ele diz que para ser seus discípulo, segui-lo, é preciso assumir sua mensagem, suas palavras, sua cruz. É preciso ser rejeitado também. De nada vale viver um fé vazia de sentidos, excludente, racista, homofóbica, misógina, de aparências, e perder a sua alma. Não basta uma fé de ritos vazios. É preciso dar a vida. Jesus nos chama a colocarmos nossas vidas nas mãos de Deus através do seu evangelho.
O texto de hoje é uma proposta de mudança de vida. E isso fica bem claro na lectio divina da primeira leitura. O que buscamos? A vida e a felicidade, ou a morte e a desgraça. A opção é nossa. "Escolhe, pois, a vida", diz o autor da primeira leitura.
Escolher a vida é morrer com Jesus na cruz, para ressuscitar com ele na noite da vigília pascal. Amém.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,22-25
Naquele tempo disse Jesus aos seus discipulos: 22'O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia.' 23Depois Jesus disse a todos: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?
Palavra da Salvação.
Sim. A vida é uma escolha, e baseado nisso devemos e podemos fazer as escolhas certas de preferência seguindo os ensinamentos de Jesus!
ResponderExcluir