segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Sede pastores do rebanho de Deus



Hoje celebramos a Cátedra de São Pedro. Uma festa medieval. 

Cátedra significa cadeira, assento, lugar do qual se regia a aula principal. Onde se sentava o imperador. Onde era o assento do chefe do senado romano. Lugar de destaque.

A celebração de hoje nos recorda que Pedro foi o discípulo escolhido por Jesus para confirmar na fé o povo que se aproximou Dele. Pedro foi a testemunha principal da ressurreição. Fora aquele que negara Jesus três vezes; mas também, declarou seu amor incondicional a Jesus. De Pedro Jesus expulsou o demônio da soberba: "afasta-te de mim, satanás"; ou como dizem os teólogos, "vai para trás de mim". Pedro fora quem disse, "a quem nós iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida eterna". Pedro deixou tudo para seguir Jesus. Pedro viu em Jesus a resposta para a perguntas inquietantes que habitavam seu coração. Pedro viu em Jesus "o Caminho, a Verdade, a Vida".

O texto de hoje nos faz olharmos para nós mesmos e perguntarmos: "E vós, quem dizeis que eu sou"? Eu vos pergunto, quem é Jesus para você? O que significa a pessoa de Jesus na sua vida? Santo Inácio de Loyola, nos Exercícios Espirituais, nos leva a perguntarmo-nos: "O que fiz por Cristo? O que faço por Cristo? O que farei por Cristo"?

Pedro é a pedra sobre a qual a mensagem de Jesus deveria ser continuada. E aqui, ele representa o grupo dos crentes, a Igreja. Hoje, Pedro é o Papa Francisco. E da Cátedra, que simbolicamente está em Roma, ele nos convida a construirmos pontes para que possamos estar conectados com o céu, com o Reino de Deus. 

Pontes unem. Muro separam. As pontes unem as pessoas entre si e a humanidade com Deus. Pontes evitam conflitos. Pontes geram amizades. Pontes constroem entendimentos, aceitação do diferente, compreensão, diálogo. Jesus ao curar, ao perdoar, ao ir ao encontro, era a ponte que ligava a humanidade com Deus. Todas essas qualidades estão representadas em Pedro, e no seu sucessor Papa Francisco. 

Pedro foi chamado a ser essa ponte. Relembrar a Cátedra de Pedro, é lembrar que a veneração ao Papa Francisco é um ato de fé e de obediência ao próprio Jesus. 

Rezemos pelo Papa Francisco. Ouçamos sua voz. Imitemos seus gestos. Amém.

Um comentário:

  1. Sim! Sejamos pastores passando a palavra de Deus para todos que necessitem e nos procure!

    ResponderExcluir