Temos uma passagem do evangelho de uma profundidade tal, que nem os discípulos mais próximos de Jesus entenderam.
A cena nos remete a algo que é fundamental para a vida humana, comida. E nesse caso, o pão. Poderia discorrer sobre o pão. Aí, falar de sua função para matar a fome. Falar de Jesus como o pão que alimenta a fé. Poderia, até, lembrar que na oração do Pai Nosso, nós dizemos, "o pão nosso de cada dia. nos dia hoje".
Mas, quero destacar algo bem pequeno, mas que Jesus deu um destaque, o fermento. Lembremos que o fermento, para quem trabalha com massa, seja pão, bolo.
Jesus lembra aos seus discípulos que eles devem tomar cuidado com o fermento dos fariseus, e de Herodes. A palavra de Deus deve fermentar em nós. E esse fermento que faz com que essa mensagem de Jesus cresça em nós, não é o mesmo da estrutura política e religiosa de seu tempo.
Jesus nos alerta para tomarmos cuidado. O fermento religioso é aquele que discrimina, que é racista, homofóbico, misógino. Aqueles que colocam a lei a doutrina antes de pensarem na misericórdia de Deus para com seus filhos e filhas.
O mal fermento político, são as pessoas que praticam a corrupção, que defendem que "bandido bom é bandido morto", que apoiam a liberação de armas para a população civil, que ignoram que existem pandemias, e que essas são vencidas com ações de saúde sério.
Jesus instrui a seus discípulos que seus seguidores não podem apoiar necropolíticas, nem aceitar uma religião que discrimina.
Hoje, somos chamados pensar e refletir sobre que fermento estamos usando para "alimentar" nossa fé. O fermento da discriminação, ou o fermento do acolhimento. Deixemos fermentar em nós as Bem Aventuranças e a caridade.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8,14-21
Naquele tempo: 14Os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: 'Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.' 16Os discípulos diziam entre si: 'É porque não temos pão.' 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: 'Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, vós não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?' Eles responderam: 'Doze.' 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: 'Sete.' 21Jesus disse: 'E vós ainda não compreendeis?'
Palavra da Salvação.
Sim! O fermento que devemos usar é o fermento do bem,do bem querer, de ajudar ao próximo, enfim fermentar a palavra de Jesus e praticar boas ações a todos sem distinção!!!
ResponderExcluir