sexta-feira, 9 de julho de 2021

Sede simples como as pombas e prudente como as serpentes.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,16-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

Palavra da Salvação.

Na sua catequese aos discípulos e discípulas, Jesus fala de ovelhas e lobos. A sociedade para a qual Jesus pregava entendia essa frase. Os lobos, animais carnívoros, rondavam os rebanhos para atacar as ovelhas e come-las. Na biologia, uma simples lei de sobrevivência e de satisfazer a necessidade básica de se alimentar. Para nós, um ato de violência. Já viram o ataque de um lobo a uma ovelha? 

Há uma frase que diz, "há que endurecer, mas nunca perder a ternura". Atribui-se essa frase a um revolucionário argentino, Che Guevara. Mas, não temos certeza se ele mesmo cunhou essa ideia. O que nos importa aqui é ver que Jesus disse algo muito semelhante muito tempo antes de se dizer essa frase. Disse Jesus, "Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas". 

Isso mesmo, simples como as pombas, e prudente como as serpentes.. Vejam, mais uma vez, uma relação de quem come quem. As serpentes comem as pombas. Entretanto, elas agem com prudência. Vão se rastejando. Evitando barulhos. Observando o que está ao redor. E as pombas, vivem na simplicidade da vida cotidiana. Não percebem o mal que as rondam.

Jesus nos mostra que devemos agir sem arrogância (lobo/serpente). Mas, com inteligência (ovelha/pomba). Sendo assim, a discípula e o discípulo confiam que sua missão, que sua obra, não é fruto de sua vontade; mas vem de Deus. É uma exigência divina, a qual não podemos nos calar. São Paulo disse aos Coríntios, "ai de mim se eu não pregar o evangelho" (I Cor 9,16).

É assim que devemos ser. Anunciadores e anunciadoras atentos e atentas. Mulheres e homens que não perdem tempo com maledicências. Se querem nos ouvir, tudo bem, pregamos. Se querem nos perseguir, tudo bem também, partimos para outras "cidades". Para cada um de nós haverá sempre uma Nínive pronta para nos escutar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário