segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Assunção de Nossa Senhora


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-56

Naqueles dias, 39 Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será  cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". 46 Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50 e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51 Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52 Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre". 56 Maria ficou três meses com Isabel;  depois voltou para casa. 

Palavra da Salvação.

Meditação

Celebramos a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. O evangelho traz a narrativa da partida de Maria até à casa de Isabel, as manifestações do Espírito Santo nesse encontro, e a a grande oração dita por Maria, o Magnificat.

Após o anúncio de Gabriel, Maria parte, imediatamente, para a casa de Isabel. Ela não esperou. Partiu!

Desse encontro, corriqueiro entre duas pessoas amigas; desse encontro comum, saudado com um shalom, o Espírito Santo deu um novo sentido.

Qualquer mulher grávida sabe que um filho no ventre se mexe. Então, o filho de Isabel mexer seria uma ação normal para uma mulher grávida. Entretanto, Isabel compreendeu que a reação do filho ou ouvir a voz de Maria era extraordinária. Movido pelo Espírito Santo, a criança revela à mãe que a prima, Maria, traz no seu ventre, traz o senhor que fora prometido pelos profetas.

Da revelação feita por Isabel, Maria anuncia a presença de Deus junto ao seu povo. Ao povo pobre, discriminado. Povo que passava por dificuldades, por sofrimentos.

Então, ela nos ensina como devemos fazer diante de Deus. Primeiro, reconhece o poder e a realeza de Deus, faz uma oração de louvor a Deus. Em seguida, percebe que Deus age na história concreta do povo. Reconhece a força do braço de Deus que dispersa os "soberbos de Coração". A soberba é um pecado para todos e todas que se acham melhores que os outros. Tomemos cuidado, podemos ser soberbos com a nossa fé, e nossas práticas religiosas. Podemos nos achar melhores que os outros porque vamos à missa, porque rezamos o terço, porque somos agentes de pastoral.

Segundo, ela diz que Deus "derrubou do trono os poderosos". Aqui, mais uma vez, devemos olhar para nós. Poderoso é todo aquele/aquela que exerce alguma poder sobre alguém. Pai, mãe, chefe, diácono, padre, bispo. E se sente melhor que os outros. Deus exalta os humildes. 

Terceiro, Deus alimenta os famintos. Lembremos às vezes que Jesus multiplicou pães; lembremos o pobre Lázaro. Muitas vezes, a riqueza pode nos cegar para as coisas de Deus. Confiamos tanta nas riquezas, que Deus fica em segundo plano.

E por último. ela nos revela que Deus é misericordioso, e que suaq misericórdia se estende de geração a geração.

Somos chamados a viver a humanidade de Deus que nos resgata. 

Deus nos abneçoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário