segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O Senhor esteve ao meu lado, e me deu forças!


Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 4,10-17b

Caríssimo: 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.

Palavra do Senhor.

Interessante esse texto. Observemos. Paulo faz um pedido a Tito, e, ao mesmo tempo, abre o coração ao amigo (faz um desabafo) falando daqueles que o abandonaram, ou que começaram a contestar sua pregação, seu ensinamento. Inclusive, diz que um dos discípulos, Demas, abandonou-o para se entregar aos prazeres do mundo. Interessante observar que os primeiros cristãos tinham como prática, romper com práticas mundanas. 

Em seguida, relata que Crescene foi para a Galácia. É Paulo enviando seus discípulos em missão. E que com ele, ficou somente Lucas. Por isso, ele pede a Timóteo que traga Marcos para lhe fazer companhia. E pede os pergaminhos. Paulo era um homem letrado. Passava o tempo lendo, estudando, rezando. 

Conclui nos alertando para tomarmos cuidado quando nos opomos às palavras ditas pelos papas e bispos. Podemos estar incorrendo em erros graves. Principalmente, quando eles falam com a convicção de quem vive a Palavra que gera vida, e vida em abundância. Principalmente, quando eles anunciam o Reino de Deus como paz, acolhimento, compreensão, aceitação do diferente. 

Deixemos as palavras de Paulo ecoar em nossos corações: "o Senhor esteve ao meu lado, e me deu forças...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário