quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar.

 


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 15,1-10

Naquele tempo: 1Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. 'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.' 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4'Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!' 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.' 

Palavra da Salvação.

Temos um jeito meio narcisista de tratarmos a nossa fé. Sempre achamos que somos melhores porque vamos à missa, porque rezamos o terço, porque pagamos dízimo, porque fazemos adoração ao santíssimo, porque frequentamos os sacramentos, dentre outras manifestações religiosas exteriores.

Entretanto, muitas vezes, viramos as costas para as pessoas que necessitam fazer esse encontro com Deus, pois queremos que as pessoas façam a mesma experiência com Deus, como se houvesse um jeito único de Deus se revelar a cada um de nós.

O evangelho de hoje nos faz meditar sobre nossas práticas religiosas no dia-a-dia. Lucas destaca que os pecadores e os publicanos iam ter com Jesus para ouvi-lo. E Jesus aproveitando essa abertura, não se fez de rogado, e ia ao encontro deles fazendo refeição com eles. Interessante esse gesto. Jesus não esperou que os pecadores e publicanos fossem ao seu encontro apenas. Ele se fez um com eles. Participou da sua vida concretamente. Não é possível evangelizar sem conhecer a vida íntima daqueles e daquelas aos quais somos enviados/enviadas.

Fazer refeição é participar da intimidade. É colocar-se no lugar do outro para conhecer o que ele pensa, e para saber o que se deve dizer. Como anunciar Deus aos pecadores e publicanos?

Jesus contou duas histórias para ilustrar sua atitude. Jesus partiu da experiência religiosa dos mestre da lei para mostrar que Deus não veio buscar e resgatar os que já são puros e santos. Mas, Ele veio para buscar os que se desviaram do caminho. 

Aprendamos com Jesus a ir ao encontro daqueles e aquelas que estão fora do redil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário