terça-feira, 14 de julho de 2020

Ai de ti

🙏26ª Semana do Tempo Comum🙏* Santa... - Evangelizar, nossa ...

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,20-24


20 Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. 21 'Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. 22 Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23 E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24 Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!'

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Antes de iniciar a reflexão de hoje, peço desculpas aos meus leitores pelo atraso. Entretanto, em tempos de quarentena, algumas atividades domésticas ficam prementes. Perdão.

Mãos à obra.

É preciso entendermos as cidades de Corazim e de Betsaida.

Corazim ficava ao norte da Galileia Distante 3 km de Cafarnaum. Em uma colina acima da costa norte do Mar da Galileia. Fora uma cidade judaica famosa pela sua produção de trigo de boa qualidade. Aí residiam, também, alguns pescadores judeus.

Betsaida, que significa da pesca, em hebraico, era uma povoação pesqueira a nordeste do Mar da Galileia, situada a alguns quilômetros de Cafarnaum. Pedro, André e Filipe eram dessa localidade. (João 1:44)

Cafarnaum, Corazim e Betsaida constituíam o chamado «triângulo evangélico». De facto, nestas cidades ou nas suas proximidades, decorreu significativa parte da vida pública de Jesus.

Pois bem, partindo dessa primícia, Mateus coloca na boca de Jesus uma "maldição" para essas três cidades, pois a sua população foi testemunha de muita coisa do apostolado evangelizador de Jesus Cristo. Então, Jesus diz que se em Tiro e Sidônia, duas cidades fora do círculo judaico, tivessem sido feito as obras que Jesus realizou nessas três cidades, aqueles povos teriam se convertido. Mudado de vida. Feito penitência. 

Então, Jesus fala a nós através dessas imagens para que possamos parar e ver quais são as obras que Ele opera em nossas vidas, na vida das nossas comunidades, na vida daquelas pessoas que não fazem parte do "clubinho". Deus é Deus de todos e de todas. Não importa a denominação religiosa. Não importa a cor da pele; não importa se é homem ou mulher. Não importa a sua orientação sexual. Ele é Pai, e como tal, olha para cada um de seus filhos e filhas com o olhar de amor. Tal como aquele pai que, após a saída do filho, todos os dias ia para a janela ver se ele retornaria. 

Não nos preocupemos com leis, com doutrinas, com moral. Importa que sejamos missionários e missionários que acolhem a todas e a todos. Que ouvem. Que agem por misericórdia. Que dão a vida pelos seus irmãos. Não deixe a graça de Deus passar, caso contr´rio, "ai de ti". Amém.

3 comentários:

  1. Sim. Ajudar ao próximo dentro de nossa possibilidades, pois fazer o bem sempre nos faz se sentir melhor e os outros e sem discriminação.

    ResponderExcluir
  2. Reservar uma parte do tempo para ajudar

    ResponderExcluir