terça-feira, 28 de julho de 2020

Os anjos retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal

Os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. – ComDeus ...

Evangelho de Jesus segundo Mateus, 13,36-43

36 Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: 'Explica-nos a parábola do joio!' 37 Jesus respondeu: Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39 O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40 Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41 o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42 e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.'

Palavra da Salvação.

Esse texto já apareceu em outro momento de nossa liturgia. Já fizemos uma reflexão sobre ele.
Mas, para não passar em branco, destaco: 
"A boa semente são os que pertencem ao Reino". 
"O joio são os que pertencem ao Maligno".

Quem são os que pertencem ao Reino? Todos e todos aqueles/aquelas que dão de comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede, que vestem os nus, que visitam os enfermos e encarcerados, e acolhem os refugiados. A esses Jesus dirá, "toda vez que fizestes isso a um dos meus irmãos menores, foi a mim que o fizestes". E ainda mais, todos os que vivem as bem aventuranças. Todas e todos que despojam-se de seus bens para ir ao encontro do Reino. Pertencem ao Reino aqueles e aquelas que ouvem a palavra e a colocam em prática. São os que não discriminam as pessoas pelo cor da pele; que não agridem pessoas que fizeram opção sexual diferente; que violentam mulheres, crianças, adolescentes; que não matam. Pertencem ao Reino todas e todos que defendem a Amazônia e o meio ambiente como um todo. Que respeitam a cultura indígena; que estão ao lado dos quilombolas, dos ribeirinhos. 

Quem pertence ao Maligno? Todas e todos que apoiam políticas públicas de extermínio; todas e todos que votam em pessoas que desviam verbas públicas da saúde, da educação, do saneamento. Que não se importam com as pessoas que padecem e morrem nos hospitais. Que não cuida da saúde do próximo. Que não se preocupam com a ciência que pesquisa curas para doenças graves.

Tome cuidado. Pergunte-se: De que lado eu estou? Do Reino ou do Maligno? Lembremos, "nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus"
"Os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai", se praticares o bem, o amor, a misericórdia,.Amém.

2 comentários:

  1. Quando comentei esta reflexão lá atrás entendi o seguinte: A semente germina onde é cultivada. Depende de nós fazermos com que ela germine separando o joio do trigo!

    Na reflexão de hoje entendi outros pontos que achei bem legal:

    1) A cada dia temos a oportunidade de melhorar como pessoas;

    2) Medidas iguais para não ser desigual com ninguém! Tratando os desiguais de acordo com a característica de cada um tornando-os iguais!

    3) Separar o que está errado (joio) do que está correto (trigo) para favorecer o bem.

    ResponderExcluir
  2. Passagem maravilhosa da biblia! E excelente reflexão para os dias de hoje.
    Somos boas sementes e juntos combateremos o Joio.

    ResponderExcluir