quinta-feira, 16 de julho de 2020

todo aquele que faz a vontade do meu Pai, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'

Fazer a vontade de Deus | Encontro com Cristo

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 12,46-50


46 Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém disse a Jesus: 'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.' 48 Jesus perguntou àquele que tinha falado: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.'

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Jesus nos mostra uma liberdade interior profunda diante da evangelização. Ela não pode ser parada por nada.
Jesus está falando. Está pregando. Está instruindo as pessoas. Nesse exato momento, chegam seus parentes mais próximos e, à frente, sua mãe. A reação natural de todos nós seria pedir licença, e dar atenção. Entretanto, Jesus dá um passo a mais, um salto à frente. Sua família agora não está restrita a um núcleo familiar pequeno.
Se Deus é o Pai Nosso, todo e toda aquela e aquele que se identificam com essa paternidade divina passam a fazer parte da grande família humana da criação de Deus. E ser filha ou filho de Deus exige de nós fazer a vontade do Pai.
Não pensemos que Jesus tenha desprezado a família. Nessa fala dele, está escondido a aceitação que Maria teve de vontade de Deus. "Faça-se em mim segundo a vossa palavra". Maria é o exemplo para todos e todas para fazerem a vontade de Deus, por mais que, num primeiro momento, não compreendamos como vai se realizar.
Olhando por detrás das palavras de Jesus, ele nos diz, vede, como minha mãe fez a vontade de Deus, assim, todos vós deveis aprender com ela como fazer essa vontade também.
A humanidade de Maria nos ensina a fazer aquilo que Deus quer. E louvar a Deus por isso.
Certa vez, numa contemplação que fiz dessa cena, imaginei Maria indo ao encontro do Filho para dizer a ele que lembrasse de dizer certas coisas, que não esquecesse de falar de fazer a vontade de Deus.
Oremos a Deus. Peçamos que ele nos envie o Espírito Santo para que possamos fazer a vontade de Deus. Amém.

3 comentários:

  1. Fazemos parte de uma mesma família!! Todos somos um e assim Jesus exemplifica com a frase" Eis aqui minha mãe e meus irmãos ".

    ResponderExcluir
  2. Façamos o bem a todos, pois todos fazem parte de nossa família. Fazendo coisas boas e ajudando aos outros estamos seguindo a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Eu lembrei de Mt 10:37. Jesus tinha que dar o exemplo de que a missão dele tinha prioridade. Além disso, como Ele não faz acepção de pessoas, não seria coerente deixar uma multidão esperando para que seus parentes não esperassem.

    ResponderExcluir