segunda-feira, 27 de julho de 2020
"Nada lhes falava sem usar parábolas"
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,31-35
31 Jesus contou-lhes outra parábola: 'O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32 Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos.' 33 Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: 'O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.' 34 Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35 para se cumprir o que foi dito pelo profeta: 'Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo'.
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Semente de mostarda. E Fermento na massa. Já meditamos sobre esses dois elementos transformados em parábolas por Jesus.
O Reino não é para muitos. O Reino é para os que estão preparados a ouvir e entender.
O grão de mostarda é pequeno, mas torna-se uma árvore grandiosa onde os pássaros veem construir os seus ninhos. Essa é a primeira imagem do Reino dos Céus proposta por Jesus, a lugar do repouso, da casa, da acolhida. O Reino é de tal forma, que ele se transforma num espaço de abrigo para todos e todas que compreendem o seus mistérios, seus encantos, e aceitam trocar riquezas desse mundo para conquistar um espaço nesse Reino.
Depois, o Reino é fonte vida. O Reino é alimento. O Reino faz a massa crescer. Basta um pouco de solidariedade. Um pouco de amor, um pouco de respeito, um pouco de aceitação do que é diferente. Um pouco de oportunidades para todos/todas. Um pouco de saúde, de educação, de compaixão, para que o Reino possa crescer.
Somos chamadas e chamados sermos anunciadores desse Reino. somos discípulos e discípulas missionários/missionárias.
Cada um de nós é convidado a deixar-se germinar por esse pequeno grão, e nos tornarmos parte dessa árvore acolhedora. Cada um de nós é convidado a levedar a massa, mesmo em pouco quantidade, como o fermento, e sermos fonte de alimento para todos e todas que veem ao nosso encontro.
As parábolas falam ao coração. Quem tem o coração para entender o Reino, compreende as parábolas. Amém.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esta reflexão mostra que o fermento na massa significa estarmos juntos aos outros, bem como a mostarda apesar de pequena floresce numa árvore grande. Quer dizer que precisamos mostrar em ações e palavras o que foi ensinado por Jesus ao próximo!
ResponderExcluir