Jesus desceu à mansão dos mortos.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 12,38-42
38 Alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: 'Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti.' 39 Jesus respondeu-lhes: 'Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40 Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41 No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42 No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.'
Palavra da Salvação.
Reflexão
Gente, que Palavras! Fortes para os fariseus. Mais fortes ainda para nós. Jesus revela que quem condenará aquela geração serão, justamente, aqueles e aquelas que não fazem parte o povo eleito. Os ninivitas e a Rainha de Sabá. Jesus nos mostra o quanto aqueles que não pertencem ao "povo eleito" ouvem os que proclamam a palavra de Deus.
Todos buscavam um sinal. Hoje, muitas pessoas estão presas a sinais. Entretanto, o sinal é a Palavra proclamada. O Sinal está nas bem aventuranças, na boa nova trazida por Jesus. A nova humanidade, a nova sociedade a de se consolidar quando aqueles que creem na palavra assumirem em suas vidas o novo jeito de ser. O novo jeito de se relacionar. A nova forma de entender o outro, o pequeno, o pobre, o excluído, o perseguido, o diferente como filho/filha de Deus.
Ao profeta Miqueias foi revelado o que agrada a Deus, ao Senhor: "Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus" (Mq 6,8). O que agrada a Deus é a justiça, a misericórdia, e o ser solícito com teu Deus.
Devemos tomar cuidado com todas e todos que por, nossas doutrinas, preconceitos, racismos, homofobias, excluímos da misericórdia de Deus.
Hoje, vamos seguir a máxima de Santo Inácio de Loyola, "não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma, mas o sentir e saborear as coisas internamente". Saboreie essa palavras. Que sinal você espera de Deus? Que sinal você espera ser para todas e todos aos quais você é enviado a evangelizar?
Falar sobre os ensinamentos de Jesus para que todos possam se orientar em ajudar e apoiar os mais necessitados dentro de nossas possibilidades.
ResponderExcluir