Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,10-17
10 Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: 'Por que tu falas ao povo em parábolas?' 11 Jesus respondeu: 'Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12 Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13 É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. 14 Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: 'Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15 Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure'. 16 Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17 Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.
Palavra da Salvação.
Reflexão.
Estamos no ano A da liturgia da Igreja Católica. Nesse período, lemos o evangelho de Mateus. E, para entendermos esse autor, precisamos ter em mente que ele escreve para os cristãos de origem judaica, ou seja, aqueles que foram criados na tradição dos rabinos judeus e agora "aceitaram Jesus". Ou melhor dizendo, se converteram a mensagem da boa nova.
Nesse evangelho, Mateus anima a sua comunidade cristã partindo das regras religiosas judaicas e coloca Jesus ressignificando tudo. Dando um novo olhar.
As parábolas servem para revelar aos que seguem Jesus aquilo que é da vontade de Deus. Por isso, Jesus recorda Isaías 6,9ss. E ainda, Isaías 44,18. Jesus faz uma leitura nova da profecia de Isaías. Ele mostra que para entender a dinâmica do Reino dos Céus é preciso ver o mundo de um outro jeito. Que leis e doutrinas cegam as pessoas. Que as leis escravizam, matam, tolem. Enquanto, o amor, a aceitação do pequeno, a inclusão do excluído é a vontade de Deus.
Jesus indica que os profetas ansiaram por esse momento. E que aquela geração teve a oportunidade de ter um encontro pessoal com o próprio Deus em Jesus. E isso, é um bem aventurança. Lembre-se, "todo aquele que ouve a minha palavra e a põem em prática, esse é meu irmão, minha irmã, e minha mãe".
Jesus nos pede um engajamento na mudança de vida. Jesus nos pede que sejamos discípulos missionários de uma nova humanidade, Que sejamos promotores de vida, de justiça, de paz. Ouçamos a sua voz. "Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem". Amém.
A palavra de Deus proferida por Jesus deve ser passada para todos nós. Os ensinamentos que temos são usados para aceitação do pequeno e sua inclusão, bem como sua propagação para todos nós!
ResponderExcluir