sábado, 11 de julho de 2020

Não tenhais medo deles

Quadro e poster Não tenha medo de ser você - Quadrorama

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,24-33


Disse Jesus aos seus discípulos: 24 O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25 Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26 Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27 O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28 Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29 Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30 Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31 Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32 Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33 Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus. 

Palavra da Salvação.

Reflexão.

Nosso texto de hoje tem muitas possibilidades de reflexão. Fiz a opção de falar sobre o "Não tenhais medo"!
Essa expressão já foi motivo de várias catequeses do Papa Francisco. O medo é inerente ao ser humano. Sentir medo é normal. "Pai, afaste de mim esse cálice", foi assim que Jesus expressou o seu medo. E depois, "meu Deus, me Deus porque me abandonastes". São expressões do medo humano. Mas, o próprio Jesus, enfrentando o medo, se recompôs; "Contudo seja feita a vossa vontade, e não a minha". 
O evangelista apresenta duas superações de medo. A primeira, quanto a rejeição que os missionários/missionárias vão viver. Se rejeitaram o "dono da casa", há de rejeitá-los também. Portanto, não queiram ser bem vistos por todos/todas. Vocês serão rejeitados/rejeitadas. Então, sede firmes e não tenhais medo.
O segundo momento, Jesus destaca para não temer os que matam o corpo. E aí, faço memória aos mártires. São Dom Oscar Romero, morto no altar. São Maxmiliano Kolbe, morto na câmara de gás. Irmã Dorothy, assassinada pelos grileiros da terra da Amazônio. E ainda hoje falamos deles e delas. O corpo por ser morto, mas o legado fica. Lembro aqui a morte da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro. Mataram o corpo, mas as ideias ficaram. Gandhi, Mather Luter King. Tiveram suas vidas ceifadas, mas suas ideias estão no meio de nós até hoje. 

Hoje somos chamados a não temer. A assumir a causa do Reino dos Céus. A ser missionários/missionárias das bem aventuranças. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário